Manter-se atualizado, produtivo e competitivo é praticamente uma premissa para empreendedores, gestores e profissionais que atuam em startups, em especial no modelo SaaS (software as a service). E como a gente sabe que sua sede de conhecimento não dá folga, decidimos te ajudar a aproveitar bem o recesso neste fim de ano. Preparamos uma lista bem especial com livros que todo empreendedor do modelo SaaS deveria ler.
Conversamos com nossos líderes para saber qual título, na opinião de cada um, foi um divisor de águas em suas carreiras.
Nesta lista temos livros sobre gestão e economia, Customer Success (CS), produtividade, independência financeira, crescimento escalável, marketing, vendas e muito mais! Enfim, temas que vão instigar a sua mente, o seu comportamento e ampliar seus horizontes em nível pessoal e profissional.
A proposta é que, enquanto estiver de pernas pro ar, aproveite para ler livros que vão te instigar e fazer a diferença na sua carreira – mas sem deixar de se dedicar à família e aos amigos, combinado?
Vale também usar essa lista para inspirar o colega que te tirou no amigo secreto ou mesmo presentear os amigos da área.
Veja o que os líderes da Sales Hackers responderam!
Veja a seguir:
Os Livros que todo empreendedor do modelo SaaS deveria ler, segundo nossos líderes
Para facilitar a sua escolha – e não cometer nenhuma injustiça classificando por importância -, subdividimos as indicações em 7 categorias. Elas estão classificadas aqui em ordem alfabética, exceto pela última, que fica como menção honrosa.
São elas: Administração, Customer Success (CS), Gestão e Produtividade, Marketing, Negócios, Vendas, e Best-sellers.
Aí vai um resumo do que você vai encontrar aqui:
- Livros de Administração que todo empreendedor do mercado SaaS deveria ler
- Livros de Customer Success que todo empreendedor do mercado SaaS deveria ler
- Livros de Gestão e Produtividade que todo empreendedor do mercado SaaS deveria ler
- Livros de Marketing que todo empreendedor do mercado SaaS deveria ler
- Livros de Negócios que todo empreendedor do mercado SaaS deveria ler
- Livros de Vendas que todo empreendedor do mercado SaaS deveria ler
- Livros Best-Sellers que todo empreendedor do mercado SaaS deveria ler
Agora que você já sabe as categorias dos títulos escolhidos, venha conferir as breve sinopses que preparamos para você. Descubra também de quem partiram as indicações de leitura…
Livros de Administração que todo empreendedor do mercado SaaS deveria ler
O lado difícil das situações difíceis: Como construir um negócio quando não existem respostas prontas, de Ben Horowitz
Uma visão realista dos desafios enfrentados no mundo dos negócios. Esse é o conteúdo que você vai encontrar no livro de Ben Horowitz. Muito além de um livro teórico, ele traz exemplos de situações vividas na prática, escancarando sensações e sentimentos que experimentou ao longo de sua carreira.
A sinceridade de suas palavras provoca uma conexão profunda com o leitor, com quem ele compartilha também as ferramentas que usou e obteve resultados em sua jornada. É útil para quem atua em empresas dos mais variados portes.
*Indicação de Eduardo Kock, Chief Experience Officer (CXO) da Sales Hackers.
Princípios, de Ray Dalio.
Um manual apurado para empresas e profissionais serem bem sucedidos nos seus objetivos. Assim é o livro Princípios, de Ray Dalio. Com uma abordagem clara e direta, o maior investidor bilionário americano e administrador da maior gestora de fundos de hedge do mundo aborda temas como vida, gestão, economia e investimentos.
Dalio oferece, ainda, ensinamentos valiosos para a formação de equipes sólidas e eficientes.
*Indicação de Danilo Konrad, Chief Executive Officer (CEO) da Sales Hackers.
Livros de Customer Success que todo empreendedor do mercado SaaS deveria ler
Customer Success: Como as empresas inovadoras descobriram que a melhor forma de aumentar a receita é garantir o sucesso dos clientes, de Dan Steinman, Lincoln Murphy e Nick Mehta.
Os autores falam sobre como começou a mudança de cultura das empresas focadas em ajudar seus clientes a alcançarem resultados, principalmente para os modelos de negócio baseados em serviço (SaaS).
Mostram ainda como construir uma estratégia de customer success comprovada pelas empresas mais competitivas do mundo.
*Indicação de Eduardo Kock, Chief Experience Officer (CXO) da Sales Hackers.
Customer Success: O sucesso das empresas focadas em clientes, de Hiram Damin.
Recomendado para profissionais que acabaram de ingressar na área de Customer Success ou que desejam se aperfeiçoar, o livro é quase um manual de CS.
Aborda a importância da metodologia para aumentar a lucratividade e a rentabilidade da empresa com foco no sucesso dos clientes, estratégias que levam também ao fortalecimento da marca.
Ainda que seja mais indicado para empresas que trabalham com SaaS e recorrência, pode ser útil também para startups e grandes empresas.
*Indicação de Elisabete Mysko, Customer Success Manager (CSM) da Sales Hackers.
Livros de Gestão e Produtividade que todo empreendedor do mercado SaaS deveria ler
A tríade do tempo, de Christian Barbosa.
Se é produtividade o que você deseja, melhor começar por aqui. Christian Barbosa, o maior especialista em gestão do tempo no Brasil, apresenta um inovador método de planejamento pessoal que vai ajudar você a organizar sua vida.
As técnicas expostas no livro são baseadas em uma pesquisa realizada com mais de 42 mil pessoas em todo o mundo.
*Indicação de Helena Schmitz, Coordenadora de Marketing da Sales Hackers.
Sprint. O Método Usado no Google Para Testar e Aplicar Novas Ideias em Apenas Cinco Dias, de Jake Knapp
E se você pudesse descobrir como as equipes do Google se organizam para tirar ideias do papel e executá-las em um curto período de tempo? É isso o que Jake Knapp revela no livro: por onde começar na hora de implantar um novo projeto, utilizando o método Sprint, idealizado pelo autor, que é ex-designer do Google.
Sprint precisava estar na lista dos livros que todo empreendedor do modelo SaaS precisa ler, mas o mais interessante é que a metodologia serve para equipes e empresas de todos os tamanhos, ajudando-as a colocar o projeto em andamento em apenas 5 dias.
*Indicação de Pablo Bezerra, Senior Business Designer da Sales Hackers.
Livros de Marketing que todo empreendedor do mercado SaaS deveria ler
Receita Previsível: Como implementar a metodologia revolucionária de vendas outbound que pode triplicar os resultados da sua empresa, de Aaron Ross e Marylou Tyler.
Receita Previsível é quase uma unanimidade no meio e não poderia faltar na lista dos livros que todo empreendedor do modelo SaaS deveria ler. Nele, os autores apresentam sua metodologia para reestruturar a área de vendas, dividindo-a em três times de especialistas: pré-vendas, vendas e customer success.
Considerado uma bíblia do setor, o livro aborda, de forma prática, todas as etapas do funil de vendas, insights sobre campanhas inbound e outbound e orientação sobre como liderar e treinar o seu time.
Mesmo para quem já leu a versão mais antiga, fica a dica para investir na segunda edição. Revisada e ampliada, traz depoimentos de empresários e gestores de importantes empresas brasileiras contando sobre os desafios e resultados que obtiveram utilizando a metodologia.
Definitivamente, tem que estar na lista de livros que todo empreendedor do modelo SaaS deveria ler.
*Indicação de Elisabete Mysko, Customer Success Manager (CSM)
Tração: Domine os 19 canais que uma startup usa para atingir aumento exponencial em sua base de clientes, de Gabriel Weinberg e Justin Mares.
Com um título auto explicativo, Tração não poderia faltar na lista dos livros que todo empreendedor do modelo SaaS deveria ler.
A obra fala diretamente ao mercado de startups, apontando claramente os canais que podem ser utilizados para acelerar o crescimento, seja sua empresa B2B ou B2C.
Os autores exploram os 19 canais que seriam os mais indicados às startups para adquirir novos clientes de maneira previsível e escalável. Destacam, ainda, a importância de se ter indicadores bem claros que apontem os resultados esperados.
*Indicação de João Bayer, Chief Revenue Officer (CRO) da Sales Hackers.
Livros de Negócios que todo empreendedor do mercado SaaS deveria ler
Organizações Exponenciais, de Ismail Salim, S.Malone Michael e Van Geest Yuri.
Tecnologicamente inteligentes, adaptáveis e causadoras de transformações. Essas são algumas das características das Organizações Exponenciais (ExO). Depois de uma vasta pesquisa com as empresas exponenciais mais importantes do mundo, como Waze, Tesla, Airbnb, Uber, Xiaomi, Netflix, Google, entre muitas outras, os autores reuniram padrões sobre as tendências organizacionais e tecnológicas essenciais.
Os ensinamentos de Organizações Exponenciais podem ser aplicados em startups, empresas de médio porte e grandes organizações, mas são especialmente fantásticos para quem atua no mercado Saas.
*Indicação de Pablo Bezerra, Senior Business Designer da Sales Hackers.
Scaling Up: Escalando seu Negócio, de Verne Harnish.
Ser uma empresa scale-up é o passo seguinte de uma startup. Com serviços e produtos validados, seu crescimento, se bem estruturado, pode ser sustentável e exponencial.
Dentro desse contexto, um dos livros que todo empreendedor do modelo SaaS deveria ler é o de Verne Harnish. O autor apresenta ferramentas para que uma empresa domine o seu setor, destacando as quatro principais áreas de decisão em que deve acertar: Pessoas, Estratégia, Execução e Caixa.
É bom dizer que a obra inclui, ainda, a atualização do Plano Estratégico de Uma Página e do Rockefeller Habits ChecklistTM, utilizado por mais de 40.000 corporações no mundo para escalar seus negócios multimilionários.
*Indicação de João Bayer, Chief Revenue Officer (CRO) da Sales Hackers.
Livros de Vendas que todo empreendedor do mercado SaaS deveria ler
Sales Acceleration Formula, de Mark Roberge.
Vender bem é dom? É algo que se ensina facilmente? No livro The Sales Acceleration Formula, sem tradução para o português, o autor mostra que é perfeitamente possível seguir processos bem-sucedidos para escalar e prever o crescimento da receita e construir um time de vendas vencedor.
Roberge compartilha alguns dos seus conhecimentos como SVP (vice-presidente sênior) da Hubspot, que ajudaram a conquistar e escalar os primeiros 10 mil clientes da companhia de software em mais de 60 países. Entre os temas abordados estão: como aplicar dados, tecnologia e vendas inbound para cada aspecto da aceleração de vendas, incluindo contratação, treinamento, gerenciamento e geração de demanda. Certamente, um dos top livros que todo empreendedor do modelo SaaS deveria ler.
*Indicação de de Danilo Konrad, Chief Executive Officer (CEO) da Sales Hackers.
Vendas B2B: Como negociar e vender em mercados complexos e competitivos, de Renato Romeo
Para quem atua com vendas para o mercado corporativo, o livro de Renato Romeo traz um mapeamento bastante detalhado do ciclo de vendas. Aborda a preparação de contatos e visitas, a estratégia de uma oportunidade de venda, a prova do retorno sobre o investimento (ROI), a elaboração de uma proposta que se destaque da concorrência, o balanceamento das vendas, a maneira mais eficiente de participar de uma reunião de fechamento, entre outras etapas importantes.
Tudo isso de uma forma estruturada para que profissionais que trabalham com vendas corporativas de alto nível possam aplicar de forma assertiva. Ao final de cada capítulo, o autor compartilha cases de sucesso de profissionais da área e propõe questões para reflexão do leitor.
Vendas B2B é outro exemplo de livro que todo empreendedor Saas deveria ler.
*Indicação de Helena Schmitz, Coordenadora de Marketing da Sales Hackers.
Livros Best-Sellers que todo empreendedor do mercado SaaS deveria ler
Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, Dale Carnegie
Mais de 70 anos após o lançamento de sua primeira edição, o livro continua sendo uma das maiores referências em relacionamentos, especialmente no mundo dos negócios.
Com muita propriedade, Carnegie costura dezenas de histórias de sucesso – que continuam atuais. Elas servem como exemplo da eficácia de suas técnicas para criar conexão e empatia com nossos interlocutores, sejam eles pessoas de nosso convívio pessoal ou possíveis clientes.
De forma direta e bastante prática, o best-seller mostra como qualquer pessoa pode agir para construir relações duradouras e alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.
*Indicação de Kaká Souza, Head de Expansão da Sales Hackers.
Pai Rico, Pai Pobre, de Robert Kiyosaki.
Best-seller em dezenas de países há 20 anos, Pai Rico, Pai Pobre é leitura obrigatória para quem deseja independência financeira. No livro, o autor compara os mindsets de dois pais com vivências diferentes e ressalta que uma relação saudável com dinheiro vai muito além da formação acadêmica.
Segundo Kiyosaki, é preciso aprender a fazer o dinheiro trabalhar para a gente e não o contrário. Com seu conteúdo, ele ajuda a instruir o leitor e a despertar sua inteligência financeira e a de seus filhos.
Um livro de negócios que qualquer empreendedor deveria ler, seja qual for a sua área de atuação.
*Indicação de Kaká Souza, Head de Expansão da Sales Hackers.
Trace uma meta para ler
Gostou das sugestões dos Livros que todo empreendedor do modelo SaaS deveria ler?
Organizando direitinho, você consegue, liquidar toda a lista, lendo praticamente um título por mês, em pouco mais de um ano. Uma meta bem suave para cumprir, não é mesmo?