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Brand Growth Strategy: estratégias de branding que levam ao crescimento de marcas

Por Deivison Vieira | 10 de dezembro de 2021
 Brand Growth Strategy: estratégias de branding que levam ao crescimento de marcas

Quando você vê a cor vermelha e amarela juntas, lembra do McDonald’s? E quando vê a cor vermelha e branca, pensa logo na Coca Cola? Ou quando vê uma maçã, pensa na Apple? Isso só quer dizer uma coisa: essas empresas conseguiram fazer um branding fantástico de suas marcas.

Mas o que é esse tal de branding? Bom, já dá para notar que é algo bem importante, afinal de contas, se grandes marcas como essas utilizam, é porque vale a pena investir nessa ideia.

Por isso, vamos mostrar para você o que é Brand Growth Strategy: estratégias de branding levam ao crescimento de marcas. Acompanhe e saiba como fazer o seu negócio crescer!

O que você vai encontrar neste artigo:

O que é Branding?

O branding é um conceito formado pelo conjunto de tudo o que representa uma empresa: cores, letras, formas, sons, símbolos, frases e até mesmo cheiros. Tudo isso, quando visualizado, tende a provocar lembranças e sensações em que os vê.

Esta é a principal função do branding: gerar emoções, afinal de contas, é pelas emoções que somos influenciados a tomar decisões todos os dias.

É muito simples, inclusive, pensar no branding na prática, no nosso dia a dia, como nos exemplos que citamos no início deste conteúdo

Quer mais um exemplo de Brand Growth Strategy e de como estratégias de branding levam ao crescimento de marcas? As cores branca e verde costumam trazer à lembrança uma marca muito famosa de café. Tenho certeza de que antes mesmo de terminar de ler esta frase você já pensou na Starbucks, correto? Mais uma vez, um branding bem feito fez com que você associasse algo que viu a uma marca.

Por que investir no Branding?

Muitos empreendedores podem pensar que investir no próprio negócio é apenas investir em produtos, estrutura e atendimento, mas vai muito além disso. 

E, para apresentar bons motivos para investir em Brand Growth: estratégias de branding que levem ao crescimento de sua marca, nada melhor do que fatos. Portanto, vamos a algumas estatísticas interessantes:

  • 89% das pessoas não acham que a sua marca é diferente da dos seus concorrentes;
  • 59% dos consumidores estão mais dispostos a comprar novos produtos de marcas conhecidas;
  • Mais de 85% dos usuários presentes nas redes sociais preferem uma empresa com uma marca autêntica e honesta;
  • Ter uma marca consistente em todas as mídias digitais é capaz de aumentar a receita em quase 25%.

Como você pode ver, uma Brand Growth Strategy tem um poder incrível.  Uma marca bem trabalhada é capaz de interferir na decisão de compra do consumidor e fazer a sua empresa vender mais. Então, está claro que você precisa começar a aplicar o branding o quanto antes.

Como aplicar o Branding no meu negócio?

Bom, agora que você já sabe mais sobre o branding, sua importância e como ele pode ajudar o seu empreendimento, é hora de saber como fazer isso. Confira abaixo algumas estratégias para colocar em prática.

Extensão de linha de produto

Aqui estamos falando em criar um novo produto que tenha a mesma linha dos que você já oferece. Isso é muito comum, por exemplo, em supermercados e redes de lanchonetes, quando elas criam novos tipos de hambúrgueres e os clientes querem logo provar a novidade.

Isso ajuda a renovar a marca e passa a mensagem de uma empresa que está sempre inovando e tentando agradar cada vez mais os seus consumidores. É uma ótima ideia para reforçar a marca na mente dos clientes fiéis, ou seja, aqueles que já amam a sua marca.

E nem precisa ser realmente um novo produto. Você pode usar o mesmo só que com uma nova roupagem, por exemplo, mudar a embalagem e colocar uma nova organização de cores. Ou ainda, voltar com uma versão antiga. A Elma Chips fez isso recentemente com o seu produto Cebolitos e vem dando certo!

Extensão da marca como Brand Growth Strategy

Na parte de Brand Growth que se refere à estratégia de extensão da marca, também estamos falando em criar um novo produto, mas diferente da estratégia anterior, a linha é diferente.

Para ficar mais claro, é melhor dar um exemplo para você: não muito tempo atrás, o McDonald’s resolveu criar um novo produto, um tipo de café gourmet. Veja que, com essa estratégia de branding, ela continua no ramo de alimentos, mas é um produto diferente do que a rede vem oferecendo.

A ideia do McDonald’s não é exatamente competir com a rede Starbucks — apesar de que, até certo ponto, isso acontece — mas, sim, ter um novo tipo de produto para oferecer aos clientes e, assim, criar uma nova experiência no momento do consumo.

O poder do tom de voz no branding

Usar o tom de voz da marca de maneira correta é uma estratégia de grande importância, afinal de contas, a forma como a sua empresa se comunica deve estar compatível com o público-alvo.

Por exemplo, se o seu público é de adolescentes, é preciso estar antenado nas gírias mais utilizadas nas redes sociais, nos memes, nos acontecimentos do momento. Eles amam isso e a sua empresa precisa estar alinhada a essa expectativa.

Porém, se os seus clientes são, por exemplo, pessoas que atuam na área de saúde, as gírias já não cabem muito bem. É preciso pensar em uma linguagem mais humanizada e focar muito nas pessoas.

Diferentes canais como estratégia de crescimento

Com a internet, muitos são os canais em que a sua empresa pode se comunicar. É preciso aliar as estratégias e adaptar, por exemplo, o tom de voz para se posicionar bem em cada um deles.

Por exemplo, se a sua empresa está no Linkedin, a linguagem precisa ser voltada mais para questões profissionais e carreira. O mesmo assunto que é abordado no Instagram pode aparecer também no Linkedin, mas explanado de uma maneira diferente.

Outra coisa, o melhor é que a sua empresa esteja no maior número de canais digitais possível: redes sociais, blogs, WhatsApp, canais no YouTube, entre outros. Mas, se isso não for possível, o ideal é focar no local em que mais a sua empresa se destaca e tenha maior impacto sobre o seu público-alvo.

Investir em estratégias de branding que levam ao crescimento de sua marca não é algo complicado, mas é preciso entender muito bem sobre o Brand Growth Strategy. Além disso, aquele que for montar a estratégia, precisa, acima de qualquer coisa, entender qual o propósito da empresa. Afinal de contas, a marca não é composta apenas por cores e formas, ela tem um propósito, e isso precisa estar muito bem representado.

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