Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing utilizada para atrair clientes. Como? Atraindo e engajando o público-alvo para ajudá-lo na trajetória do funil de vendas.

Ainda há quem pense que utilizar o marketing de conteúdo na empresa não funcione. Mas com um planejamento bem executado os resultados surgem de forma positiva.

Dependendo da forma de atração utilizada, orgânica ou com o uso de anúncios, esses resultados podem iniciar por volta de 3 a 6 meses do início da estratégia de marketing de conteúdo, ou podem ser imediatos, que seria o caso da utilização dos anúncios.

Independente do método que será utilizado para divulgação desse conteúdo, vale muito a pena investir em marketing de conteúdo. Nele você pode explorar conteúdo direcionado às pessoas que estão em todas as etapas do funil.

Seja no topo, meio ou fundo, onde encontram-se os leads mais preparados para a compra.

Nesse post você vai ver:

  1. Como funciona a atração do cliente com marketing de conteúdo
  2. 8 motivos para utilizar marketing de conteúdo para atrair clientes
  3. 5 etapas para planejar sua estratégia de marketing de conteúdo

Como funciona a atração do cliente com marketing de conteúdo

A jornada do comprador consiste em três etapas principais: conscientização, consideração e decisão. Você deve aproveitar cada etapa para gerar leads, e quando eu falo leads, quero dizer pessoas interessadas e que tem mais probabilidade de se tornarem oportunidades e, posteriormente clientes.

A seguir, vamos conhecer a jornada de compra e você poderá visualizar como o conteúdo fornecido em cada estágio ajuda a manter o lead, Pedro, viajando pelo funil de vendas.

Como nutrir um lead com marketing de conteúdo

marketing de conteúdo

No estágio de conscientização, Pedro acaba de perceber que ele tem um problema. Ele descobriu que seus vendedores não estão performando como ele gostaria, então ele se volta para o Google e procura por “maneiras melhorar o desempenho dos vendedores”.

Sua pesquisa o leva ao seu post no blog, que por acaso é intitulado “Como melhorar o desempenho de seus vendedores”. para ver alguma dica. Enquanto ele lê, ele aprende dicas de como resolver seu problema, e Pedro começa a confiar em sua empresa.

Ele vai até a sua landing page para baixar um material ainda mais detalhado, o seu ebook detalhado chamado “5 segredos sobre performance de vendas que você não sabe”. Você demonstrou sua expertise e garantiu a confiança dele.

Pedro, que está agora no estágio de consideração, está avaliando as soluções para seu problema.

Nesse ponto, ele assiste a alguns de seus vídeos, que detalham como ele pode acompanhar o desempenho dos vendedores e verifica seu case sobre “Como a empresa ACB bateu o dobro da meta após o treinamento de vendas“. Nesse momento, não há dúvida na mente de Pedro de que sua empresa é um recurso especializado para ajudar a resolver seu problema.

Quando ele entra no estágio de decisão, Pedro está pronto para fazer uma jogada. Ele queria lidar com a má performance de seus vendedores, e depois de pesquisar cuidadosamente suas opções, ele decidiu contratar ajuda.

Um amigo recomendou uma empresa diferente, mas depois de visualizar sua página de produto com os diferenciais, ele clica em sua oferta de consulta gratuita e entra em contato com você.

Se sua empresa trabalha com B2B, a próxima etapa seria de responsabilidade da equipe de vendas onde são utilizadas técnicas de vendas consultivas.

Após bate-papo entre Pedro e seu vendedor, eles fecham negócio.

O marketing de conteúdo ajudou Pedro a encontrar seu negócio, qualificá-lo como uma liderança incrível e fechar o negócio com facilidade porque ele já havia tomado a decisão de contratá-lo com base em seu conteúdo e experiência.

8 motivos para utilizar marketing de conteúdo para atrair clientes

1. Alcance

O primeiro e principal motivo é o alcance. Utilizar marketing de conteúdo como estratégia para atrair clientes, é uma forma eficaz. Antigamente se usavam panfletos, propaganda de jornal, rádio, tv, revistas.

Lembra? Você pagava um valor x para alguém passar uma tarde distribuindo 500 panfletos. E você sabe muito bem que a maioria das vezes, metade iria parar na lata de lixo.

Hoje em dia, todos estão vidrados nas telas pequenas, como celulares, tablets e notebooks. Quando você publica um artigo e dispara um email para sua base de leads divulgando-o, pode alcançar milhares de pessoas em minutos. Por isso é mais fácil alcançar pessoas virtualmente, e quem negar isso, vai ficar pra trás. Não tem discussão.

2. Diversidade de formatos

Uma vez pronto, o conteúdo não te gera mais gastos. E ele continua a gerar tráfego para seus site. Para isso utilize conteúdos e palavras chave para seu negócio, que não se tornem obsoletos ao passar do tempo. Tipos de conteúdos a se oferecer:

  1. Blog post
  2. Publicações em redes sociais
  3. Infográficos
  4. Ebooks
  5. Planilhas
  6. Vídeos
  7. Webinars

3. ROI (retorno de investimento)

Se você está pensando que blog não dá dinheiro, pare o que está fazendo. Leia esse artigo aqui e depois me conta ali embaixo, nos comentários, se você mudou de ideia ou não.

Seja com a ajuda de um funcionário, ou uma equipe interna, ou contratando uma empresa especializada em conteúdo e comunicação, vale a pena sim investir em marketing de conteúdo.

planilha qualificação de leads

4. Construir confiança com os visitantes

Quanto mais conteúdo relevante você criar e compartilhar com seu público-alvo, mais claro se tornará uma autoridade em seu campo. As pessoas confiam em especialistas e as contratam para ajudar a resolver problemas.

5. Tornar sua empresa/produto conhecidos

Sejamos honestos, a maioria das pessoas não conhece o seu negócio e é hora de mudar isso.

Se feito corretamente, você pode usar o marketing de conteúdo para aumentar significativamente o tráfego para o seu site, assim você pode obter tráfego consistente e de qualidade e links de entrada para o seu site, e expô-los a uma marca que eles nunca souberam que existia.

Você poderá gerar mais reconhecimento e leads para o seu negócio por meio do seu conteúdo e usá-lo para demonstrar sua habilidade e experiência de novo e de novo.

6. Atrair compradores ideais

Tudo o que gerar leads é ótimo, mas uma abundância de leads não qualificados vai levar você a lugar nenhum. Você precisa atrair compradores ideais ou estará desperdiçando o tempo da sua equipe de vendas.

A beleza do marketing de conteúdo é que, enquanto você está distribuindo provas do seu know-how para o mundo, pessoas que estão realmente interessadas serão atraídas para esse conteúdo.

Somente pessoas interessadas em sua área de especialização realizarão uma pesquisa que resultará na leitura do blog. Destes leitores, apenas aqueles que estão genuinamente intrigados com a seu serviço ou produto vão clicar no seu CTA que leva à landing page.

Dos leitores que chegam à sua landing page, apenas aqueles que foram verdadeiramente cativados pelo seu conteúdo vão preencher um formulário com suas informações pessoais para colocarem as mãos em mais conteúdo.

Você terá filtrado os leads frios e sua equipe de vendas só estará vendendo para aqueles da mais alta qualidade, o que significa menos tempo, energia e dinheiro desperdiçados. Essa é a maneira de entrar no mercado.

7. Conteúdo compartilhado

Você é um especialista em seu campo e isso significa que você sabe coisas que a maioria das outras não faz.

Se o seu conteúdo resolve um problema comum de uma maneira única ou distribui uma informação importante, é provável que outras empresas compartilhem conteúdo que ajude a torná-lo atraente como um líder de pensamento/especialista.

A mídia social está alcançando rapidamente os mecanismos de pesquisa como a melhor maneira de o conteúdo atingir os consumidores.

É claro que você deve procurar criar conteúdo útil que as pessoas queiram ler, mas se você puder criar conteúdo que as pessoas compartilhem, você estará muito à frente do jogo.

Quanto mais pessoas forem expostas ao seu conteúdo, melhor, e como agora vivemos na era “digital, móvel e viral”, um post especialmente empolgante pode captar força suficiente para colocá-lo na frente de mais pessoas do que você jamais imaginou.

8. Construir backlinks

Crie conteúdo especializado e outros sites vão querer ligar para o seu, a fim de compartilhar o que você tem a dizer. Dependendo do site de vinculação, seu público pode multiplicar por 2, 5 ou até 100 vezes.

O benefício real é que esse backlinking é um dos critérios usados ​​pelos mecanismos de pesquisa para classificar seu site. Se os sites de autoridade estiverem vinculados ao seu e mais pessoas estiverem visitando seu site por meio desses links, a autoridade da sua página aumentará.

Embora os algoritmos dos mecanismos de busca estejam além do escopo deste post, nós apenas temos um ótimo artigo sobre como os mecanismos de busca funcionam se você estiver curioso. Uma das coisas que você vai aprender com isso é como é importante construir backlinks para resolver uma peça do quebra-cabeça do mecanismo de busca.

Então, como você desenvolve um plano de marketing de conteúdo que faça sentido para o seu negócio? Aqui estão cinco etapas principais que podem servir como uma estrutura para guiar seus esforços.

5 etapas para planejar sua estratégia de marketing de conteúdo

marketing de conteúdo

Planejamento

Determine quais objetivos sua organização precisa atingir e, em seguida, que papel o conteúdo desempenhará ao atendê-los. Como o marketing de conteúdo complementará outras atividades, como vendas, serviços, promoções ou publicidade?

Público – alvo

Você tem um público único e homogêneo ou há vários segmentos que poderiam se beneficiar com o que você tem a dizer? Onde está a correspondência entre seus interesses, preocupações e necessidades de informação e seus conhecimentos?

Desenvolvimento de conteúdo

Um ótimo conteúdo começa com uma noção clara do que você precisa dizer. Estabeleça um tom consistente que represente a experiência e os valores de sua organização. Seu conteúdo deve ser otimizado para seu público, para mecanismos de pesquisa e para seus objetivos de negócios.

Implementar

Como você distribuirá seu conteúdo? Você vai publicar artigos no seu site? Se você iniciar um blog, quais tópicos serão abordados e com que frequência ele será atualizado?

Um cronograma regular e consistente é melhor para estabelecer familiaridade com seu público. Como você otimizará suas mídias sociais e outros canais para divulgar sua mensagem?

Nesta etapa você poderá utilizar algumas ferramentas que te auxiliarão na etapa de distribuição do conteúdo, como ferramentas de automação de marketing e de publicação em redes sociais.

Monitore os resultados

Preste atenção no que, se houver algum impacto que o seu conteúdo tenha no tráfego do seu site e nas classificações do mecanismo de pesquisa. As pessoas estão interagindo com o seu conteúdo de alguma forma?

Avalie o número de curtidas, compartilhamentos, comentários e outras ações. O que as pessoas estão dizendo em seus comentários – positivas ou negativas? Eles estão fazendo perguntas ou apresentando reclamações – e como você está respondendo a elas?

Ao acompanhar os resultados, você poderá obter informações importantes sobre se e como as pessoas respondem ao seu conteúdo.

Isso permitirá que você aproveite o que aprender e melhore sua estratégia de conteúdo, o que lhe dá a oportunidade de melhorar seus resultados ao longo do tempo.

Você já utiliza uma estratégia de marketing de conteúdo na sua empresa? Conte pra gente nos comentários. Se você gostou deste post compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais. 

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