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3 dicas para entender o comportamento do consumidor

Por ZMOT Institute | 8 de novembro de 2021
 3 dicas para entender o comportamento do consumidor

O marketing digital é cheio de novas estratégias e invenções que te ajudam a escalar a sua empresa.

Por mais maravilhosas e milagrosas que elas pareçam ser, nem sempre essas ferramentas se dão bem quando aplicadas na prática. Mas isso tem uma explicação bem simples. Não que as estratégias não sejam boas, mas talvez o que esteja faltando para que dê certo é olhar mais de perto para o seu cliente.

Sendo ele o centro de tudo quando falamos em marketing, é essencial que saibamos não apenas quem nosso público é, mas, principalmente, como ele se comporta.

Sim, estamos falando sobre o Comportamento do Consumidor e em como ele é a chave para conseguir disparar à frente da concorrência. 

Fique de olho nas dicas que vamos te dar sobre esse assunto neste artigo para que você possa desenvolver sua empresa cada vez mais!

O Comportamento do Consumidor moderno

A forma como compramos se alterou drasticamente nos últimos anos. Não apenas pela maior oferta de opções que o mercado disponibiliza, mas em especial por conta da tecnologia.

Para entender como essas mudanças e avanços afetam o comportamento do nosso clientes, vamos a um exemplo.

Imagine que você é um comprador, em plenos anos 1990, e que deseja comprar uma nova televisão. Os caminhos possíveis para que você inicie sua jornada de compra após a percepção dessa necessidade são 3.

No primeiro, vamos dar uma olhada nas lojas de eletrodomésticos da nossa região e fazer comparações, na segunda, pedimos a indicação e opinião de um amigo ou parente. Na terceira, e mais rara, ligamos para algumas lojas e encomendamos nossa televisão.

Perceba como os caminhos traçados são todos um tanto enrijecidos e limitados pela questão física, afinal temos que nos deslocar sempre que queremos comprar algo. 

Outro ponto é que nossas opções de escolha se tornam restritas ao que não podemos ir muito além dos lojistas que fazem parte da nossa região.

Pensando agora na mesma situação, porém nos dias de hoje, como essa compra aconteceria?

Para início de conversa, sequer pensaríamos em levantar do sofá ao que a necessidade de consumo surgisse, afinal, basta dar um Google!

3 dicas para entender o comportamento do consumidor

Com o avanço tecnológico e com o barateamento de tais tecnologias, aparelhos como smartphones se tornaram parte primordial da jornada de compra. Uma vez que o consumo está a apenas alguns toques de distância.

Perceba como os movimentos que levam um cliente até o seu destino, ou seja a compra, não apenas se encontram como abrem um leque de possibilidades. Isso porque não nos limitamos mais pelas barreiras físicas sendo capazes de comprar itens do outro lado do mundo de forma prática e rápida.

E agora que entendemos como esse comportamento do consumidor moderno se estabelece e funciona, vamos a algumas dicas de como influenciá-lo!

Dicas para entender o Comportamento do Consumidor

Antes de darmos início a nossas dicas, queremos te lembrar sobre uma questão. O comportamento do consumidor está em constante mudança, porque, assim como todos nós, nossos clientes mudam e evoluem com o passar do tempo.

Desse modo, mesmo que as dicas que vamos passar sejam atemporais, lembre-se sempre de conferir como andam as tendências de comportamento para o seu nicho de mercado!

Conheça seu cliente

Esse é o ponto principal de qualquer boa estratégia de atração, aquisição e retenção.

Saber quem é o seu cliente é essencial para conseguir entendê-lo e influenciá-lo, oferecendo exatamente o que ele precisa no melhor momento possível.

Existem inúmeras maneiras de se fazer isso, mas a mais indicada delas é por meio de uma persona, isso porque a persona nada mais é do que uma personagem fictícia que representa seu cliente ideal.

Por ser desenvolvida a partir de informações reais do seu público, a persona é extremamente confiável e a saída mais inteligente para conhecer os seus clientes!

Mapeie a jornada do cliente

Você sabe o que é a jornada do cliente? Também chamada de jornada de compra, ela é um mapa visual que mostra, com detalhes, os caminhos que o consumidor toma quando está em contato com a sua empresa.

Basicamente, a jornada vai funcionar como um guia, mostrando para você o passo a passo das ações do seu cliente.

Acho que já deu para notar que a jornada do cliente vai ser um ponto chave para entendermos como o seu cliente se comporta, certo?

Pois bem, ao mapeá-la você terá acesso a uma grande quantidade de informações que te auxiliam a melhorar sua relação com o cliente, como pontos de customer experience e usabilidade.

Invista no ZMOT

Descoberto há alguns anos pelo Google, em pesquisa realizada em conjunto com a Shopper Sciences, o ZMOT (Zero Moment of Truth) ou Momento Zero da verdade é o nome dado ao período que antecede uma decisão de compra.

Ele é muito importante para entender o comportamento do consumidor pois vai nos mostrar algumas ações recorrentes que os clientes fazem para que consigam escolher entre comprar ou não algo.

Assim, além de essencial quando falamos de comportamento, o Momento Zero da verdade vai te ajudar bastante na hora de compreender o início da sua jornada do cliente.

A cada um desses comportamentos recorrentes damos o nome de Pilares, totalizando 4 deles. 

  • Acesso aos três primeiros links ranqueados organicamente em plataformas de busca
  • Procura por tabelas e listas de comparação
  • Busca por avaliações e reviews online
  • Busca por cupons de desconto

Essas são as fases do ZMOT pelas quais o cliente passa e, se ajudá-lo a ser bem sucedido em cada uma delas, verá que convertê-lo se tornará tarefa fácil!

Conclusão

O estudo do comportamento do consumidor é importante para o desdobramento de estratégias de aquisição, mas ainda pouco usado pelo mercado.

Ao saber como seu cliente age, você conseguirá abordá-lo na hora correta e oferecer exatamente o que ele precisa, da maneira mais atrativa possível. Não seria isso o objetivo principal do marketing?

Não perca mais tempo e comece agora mesmo a usar o comportamento dos seus clientes ao seu favor!

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