Como a Pré-Venda aumentou as
conversões da Bionexo em 60%

60%

de aumento das conversões de vendas

R$ 7 milhões

em Nova Receita Anual Recorrente

A necessidade da padronização do processo de vendas em todas as regiões do país

A Bionexo já havia tentado criar uma área especializada em prospecção de novos clientes no passado. Investiram forte e chegaram a ter uma equipe com mais de 10 pessoas na área mas a falta de um processo bem estruturado e conhecimento em Inside Sales impossibilitou que os resultados viessem.

Isso somado ao fato de que a venda é complexa e o portfólio da Bionexo é amplo. Logo, era necessário uma metodologia que padronizasse o processo de vendas em todas as regiões do país, trazendo escalabilidade e previsibilidade em vendas.

A Bionexo

A Bionexo, presente em 5 países da América Latina e Europa, é uma plataforma SaaS que conecta fornecedores de materiais médicos, OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais) e outros insumos com hospitais e clínicas.

Conhecida como a maior referência na construção de soluções digitais em nuvem para saúde, a Bionexo expande sua entrega de valor para a cadeia de suprimentos da saúde.

Desde 2000, investem em talentos, inovação e desenvolvem tecnologia própria, levando conhecimento para o mercado hospitalar.

Foco no objetivo

A Bionexo precisava construir uma metodologia de vendas consultiva centrada no cliente, mas que levasse em consideração os princípios da empresa e que fosse facilmente encaixada com o processo de vendas que utilizavam.

Logo, os primeiros desafios foram vários:

  • Definir essa metodologia e capacitar toda a força de vendas do Brasil e das sedes de outros países, dentro da metodologia que seria desenvolvida para a Bionexo.
  • Padronizar o discurso de vendas para identificar e desenvolver necessidades de negócio para as mais variadas unidades, tanto para novos clientes como para clientes de carteira.
  • Criar uma área especialista em prospecção e qualificação de leads, inicialmente para um produto específico – Exacta – que foi estratégico devido ao LTV (lifetime value) e ao tamanho do mercado tanto no Brasil como em outros países de atuação da Bionexo.

Colocando os pingos nos ís

Haviam muitos perfis de clientes e muitos produtos para hospitais públicos e privados, pequeno, médio e grande porte, para fornecedores, serviços de inteligência. E tínhamos que definir uma metodologia para a Bionexo onde fosse possível padronizar a leitura dos indicadores do CRM (Salesforce).

Assim, precisávamos desenhar um processo para uma variedade imensa de produtos e fazer todos caírem no mesmo funil de vendas e gestão, capacitar executivos com diferentes níveis de conhecimento em relação à venda consultiva, ambientar quem tinha pouco conhecimento sobre o assunto e ser desafiador com os que já conheciam a metodologia mais profundamente.

Os desafios foram diversos

Não havia uma equipe de SDRs. Precisávamos buscar no mercado essas pessoas de acordo com competências específicas para ter sucesso nessa posição. E foi o que fizemos. Juntamente com a equipe de Talentos da Bionexo, buscamos no mercado os talentos para formar uma equipe de SDRs incluindo o gestor da área na cidade de São Paulo.

Também não queríamos implementar mudanças muito profundas no Salesforce sem antes encontrar um processo repetível para gerar mais oportunidades.

Por isso, operacionalizamos a qualificação de leads em planilhas no início. Havia alguma perda de produtividade, mas valeu a pena, pois conseguimos provar o conceito sem impactar em custos de desenvolvimento e parametrização do CRM.

Conheça a fundo todas as
etapas da metodologia

O projeto teve algumas fases onde em cada uma delas fomos construindo diferentes aspectos da Máquina de Vendas da Bionexo.

Fase 1: Imersão

Durante a Imersão mapeamos o processo de vendas, de compra, Perfil de Cliente Ideal e nos aprofundamos nos desafios que estes leads enfrentam para que nas próximas etapas pudéssemos posicionar as ofertas da Bionexo de forma coerente e persuasiva. 

Fase 2: Estratégia

Nesta etapa definimos a estratégia para que, partindo-se do Estado Atual, a Bionexo atingisse o seu estado desejado. Para isso, identificamos pontos de melhoria no processo e definimos os responsáveis para que a estratégia fosse executada corretamente.

Fase 3: Construção

Depois de entender o seu Estado Atual e definida a estratégia para levar a Bionexo ao estado desejado, colocamos a mão na massa e implementamos as ações necessárias para atingir o objetivo, construindo playbooks para as equipes de vendas e coordenando ajustes no CRM e nos processos internos.

Fase 4: Capacitação

Nessa etapa realizamos treinamentos com os times de Sales Development ou Pré-VendasMarketing, Gestão e Desenvolvimento de Clientes, Administração de Vendas, Gestores de Vendas e Fornecedores, para executar o processo desenhado de acordo com as melhores práticas em Inside Sales. Eles aprenderam técnicas avançadas para tirar seus leads da inércia e convertê-los em clientes.

Fase 5: Go Live!

Este foi o momento em que começamos a executar a estratégia definida. É aqui que a equipe de SDRs começou a ter conversas com potenciais clientes, já com um discurso alinhado e aderente à Proposta de Valor da Bionexo.

A equipe de SDRs, após prototipada pela Sales Hackers, deu muito certo. Prototipamos com uma equipe pequena e superamos o benchmark em conversões e em quantidade de oportunidades.

Com o sucesso obtido com a prototipação da área de SDRs para o produto Exacta, viu-se a possibilidade de ampliar o campo de atuação da área para outras unidades de negócios.

O momento da virada

A Bionexo sempre contou com parceiros para superar seus desafios organizacionais e avaliando as consultorias de vendas do mercado, encontrou na Sales Hackers um parceiro ideal.

A Bionexo encontrou a Sales Hackers por meio de um guest-post sobre Vendas Consultivas, durante sua pesquisa sobre consultorias de vendas, onde a Sales Hackers se destacou na demonstração de valor em relação aos concorrentes e na prova de conceito onde cases anteriores confirmaram a eficácia da consultoria.

A proposta de um projeto super customizado e mais completo para atender a necessidade da Bionexo foi superior em comparação ao que a concorrência iria entregar em muitos aspectos.

Tínhamos know-how em áreas que a concorrência não tinha, como processos de vendas escaláveis para empresas de tecnologia e pré-venda ou desenvolvimento de vendas (Sales Development).

Trabalhamos em várias frentes do negócio: Hospitais, Fornecedores e Gestão de Desenvolvimento de Cliente (Customer Success). O potencial de solução da Sales Hackers foi o diferencial e solidificou o início de uma grande parceria com a Bionexo.

O caminho para aumentar as conversões de vendas

A Sales Hackers desenvolveu o projeto de reestruturação dos processos de vendas por meio da implementação de uma metodologia de venda consultiva desenvolvida de forma customizada para a Bionexo.

Durante a reestruturação dos processos de vendas, a Sales Hackers também criou diversos manuais, que chamamos de playbooks, para que várias áreas da Bionexo pudessem escalar e que hoje apoiam suas equipes e mantém suas ações em alinhamento com o planejado.

Apenas construindo Playbooks de Vendas é possível ter um processo realmente previsível e escalável.

Veja alguns playbooks que foram desenvolvidos neste projeto:

  • Perfil de Cliente Ideal (ICP)

  • Matriz de Valor para Executivos de Vendas

  • Documentação para parametrização do Salesforce e integrações

  • Playbook de Vendas para Pré-Vendedores

  • Mapa de competências (mapa de competências técnicas para ter sucesso em vendas na Bionexo).

Colhendo os frutos

Os primeiros 4 meses foram de aprendizado e ramp-up contínuo da equipe recém-contratada mas os resultados subiam a cada mês.

Após estes 4 meses de projeto, aumentamos a geração de oportunidades em aproximadamente R$ 7 milhões em Nova Receita Anual Recorrente.

E os resultados não pararam por aí.

Além de garantir um ganho significativo na geração de oportunidades, constatamos um aumento na taxa de conversões de Oportunidade para Venda de aproximadamente 60%.

O que mudou

Hoje a Bionexo tem uma área de SDRs estruturada, o onboarding do time desenhado, com gestor especialista, e playbooks desenvolvidos pela Sales Hackers que permitem maior ganho de escala na operação.

Foram implementados processos, métricas, KPIs e os gestores hoje conseguem explorar os indicadores da operação no PowerBI integrado com o Salesforce. Os indicadores podem ser filtrados por executivo, SDR, área, produto etc.

Dessa forma, hoje a Bionexo conta com um processo de geração de receita previsível e escalável.