• Serviços
    • Consultoria de Vendas
    • Consultoria de Estratégia Comercial
    • Consultoria de Customer Success
    • Consultoria de Marketing B2B
    • Treinamento de Vendas
    • Treinamento de Customer Success
    • Headhunting
  • Academy
    • Blog
    • Cases
    • Materiais
    • Formação Master em Crescimento de Receita
  • Serviços
    • Consultoria de Vendas
    • Consultoria de Estratégia Comercial
    • Consultoria de Customer Success
    • Consultoria de Marketing B2B
    • Treinamento de Vendas
    • Treinamento de Customer Success
    • Headhunting
  • Academy
    • Blog
    • Cases
    • Materiais
    • Formação Master em Crescimento de Receita
Fale com um especialista

Como a Pré-Venda aumentou as
conversões da Bionexo em 60%

60%

de aumento das conversões de vendas

R$ 7 milhões

em Nova Receita Anual Recorrente

A necessidade da padronização do processo de vendas em todas as regiões do país

A Bionexo já havia tentado criar uma área especializada em prospecção de novos clientes no passado. Investiram forte e chegaram a ter uma equipe com mais de 10 pessoas na área mas a falta de um processo bem estruturado e conhecimento em Inside Sales impossibilitou que os resultados viessem.

Isso somado ao fato de que a venda é complexa e o portfólio da Bionexo é amplo. Logo, era necessário uma metodologia que padronizasse o processo de vendas em todas as regiões do país, trazendo escalabilidade e previsibilidade em vendas.

A Bionexo

A Bionexo, presente em 5 países da América Latina e Europa, é uma plataforma SaaS que conecta fornecedores de materiais médicos, OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais) e outros insumos com hospitais e clínicas.

Conhecida como a maior referência na construção de soluções digitais em nuvem para saúde, a Bionexo expande sua entrega de valor para a cadeia de suprimentos da saúde.

Desde 2000, investem em talentos, inovação e desenvolvem tecnologia própria, levando conhecimento para o mercado hospitalar.

Foco no objetivo

A Bionexo precisava construir uma metodologia de vendas consultiva centrada no cliente, mas que levasse em consideração os princípios da empresa e que fosse facilmente encaixada com o processo de vendas que utilizavam.

Logo, os primeiros desafios foram vários:

  • Definir essa metodologia e capacitar toda a força de vendas do Brasil e das sedes de outros países, dentro da metodologia que seria desenvolvida para a Bionexo.
  • Padronizar o discurso de vendas para identificar e desenvolver necessidades de negócio para as mais variadas unidades, tanto para novos clientes como para clientes de carteira.
  • Criar uma área especialista em prospecção e qualificação de leads, inicialmente para um produto específico – Exacta – que foi estratégico devido ao LTV (lifetime value) e ao tamanho do mercado tanto no Brasil como em outros países de atuação da Bionexo.

Colocando os pingos nos ís

Haviam muitos perfis de clientes e muitos produtos para hospitais públicos e privados, pequeno, médio e grande porte, para fornecedores, serviços de inteligência. E tínhamos que definir uma metodologia para a Bionexo onde fosse possível padronizar a leitura dos indicadores do CRM (Salesforce).

Assim, precisávamos desenhar um processo para uma variedade imensa de produtos e fazer todos caírem no mesmo funil de vendas e gestão, capacitar executivos com diferentes níveis de conhecimento em relação à venda consultiva, ambientar quem tinha pouco conhecimento sobre o assunto e ser desafiador com os que já conheciam a metodologia mais profundamente.

Os desafios foram diversos

Não havia uma equipe de SDRs. Precisávamos buscar no mercado essas pessoas de acordo com competências específicas para ter sucesso nessa posição. E foi o que fizemos. Juntamente com a equipe de Talentos da Bionexo, buscamos no mercado os talentos para formar uma equipe de SDRs incluindo o gestor da área na cidade de São Paulo.

Também não queríamos implementar mudanças muito profundas no Salesforce sem antes encontrar um processo repetível para gerar mais oportunidades.

Por isso, operacionalizamos a qualificação de leads em planilhas no início. Havia alguma perda de produtividade, mas valeu a pena, pois conseguimos provar o conceito sem impactar em custos de desenvolvimento e parametrização do CRM.

Conheça a fundo todas as
etapas da metodologia

O projeto teve algumas fases onde em cada uma delas fomos construindo diferentes aspectos da Máquina de Vendas da Bionexo.

Fase 1: Imersão

Durante a Imersão mapeamos o processo de vendas, de compra, Perfil de Cliente Ideal e nos aprofundamos nos desafios que estes leads enfrentam para que nas próximas etapas pudéssemos posicionar as ofertas da Bionexo de forma coerente e persuasiva. 

Fase 2: Estratégia

Nesta etapa definimos a estratégia para que, partindo-se do Estado Atual, a Bionexo atingisse o seu estado desejado. Para isso, identificamos pontos de melhoria no processo e definimos os responsáveis para que a estratégia fosse executada corretamente.

Fase 3: Construção

Depois de entender o seu Estado Atual e definida a estratégia para levar a Bionexo ao estado desejado, colocamos a mão na massa e implementamos as ações necessárias para atingir o objetivo, construindo playbooks para as equipes de vendas e coordenando ajustes no CRM e nos processos internos.

Fase 4: Capacitação

Nessa etapa realizamos treinamentos com os times de Sales Development ou Pré-Vendas, Marketing, Gestão e Desenvolvimento de Clientes, Administração de Vendas, Gestores de Vendas e Fornecedores, para executar o processo desenhado de acordo com as melhores práticas em Inside Sales. Eles aprenderam técnicas avançadas para tirar seus leads da inércia e convertê-los em clientes.

Fase 5: Go Live!

Este foi o momento em que começamos a executar a estratégia definida. É aqui que a equipe de SDRs começou a ter conversas com potenciais clientes, já com um discurso alinhado e aderente à Proposta de Valor da Bionexo.

A equipe de SDRs, após prototipada pela Sales Hackers, deu muito certo. Prototipamos com uma equipe pequena e superamos o benchmark em conversões e em quantidade de oportunidades.

Com o sucesso obtido com a prototipação da área de SDRs para o produto Exacta, viu-se a possibilidade de ampliar o campo de atuação da área para outras unidades de negócios.

O momento da virada

A Bionexo sempre contou com parceiros para superar seus desafios organizacionais e avaliando as consultorias de vendas do mercado, encontrou na Sales Hackers um parceiro ideal.

A Bionexo encontrou a Sales Hackers por meio de um guest-post sobre Vendas Consultivas, durante sua pesquisa sobre consultorias de vendas, onde a Sales Hackers se destacou na demonstração de valor em relação aos concorrentes e na prova de conceito onde cases anteriores confirmaram a eficácia da consultoria.

A proposta de um projeto super customizado e mais completo para atender a necessidade da Bionexo foi superior em comparação ao que a concorrência iria entregar em muitos aspectos.

Tínhamos know-how em áreas que a concorrência não tinha, como processos de vendas escaláveis para empresas de tecnologia e pré-venda ou desenvolvimento de vendas (Sales Development).

Trabalhamos em várias frentes do negócio: Hospitais, Fornecedores e Gestão de Desenvolvimento de Cliente (Customer Success). O potencial de solução da Sales Hackers foi o diferencial e solidificou o início de uma grande parceria com a Bionexo.

O caminho para aumentar as conversões de vendas

A Sales Hackers desenvolveu o projeto de reestruturação dos processos de vendas por meio da implementação de uma metodologia de venda consultiva desenvolvida de forma customizada para a Bionexo.

Durante a reestruturação dos processos de vendas, a Sales Hackers também criou diversos manuais, que chamamos de playbooks, para que várias áreas da Bionexo pudessem escalar e que hoje apoiam suas equipes e mantém suas ações em alinhamento com o planejado.

Apenas construindo Playbooks de Vendas é possível ter um processo realmente previsível e escalável.

Veja alguns playbooks que foram desenvolvidos neste projeto:

  • Perfil de Cliente Ideal (ICP)

  • Matriz de Valor para Executivos de Vendas

  • Documentação para parametrização do Salesforce e integrações

  • Playbook de Vendas para Pré-Vendedores

  • Mapa de competências (mapa de competências técnicas para ter sucesso em vendas na Bionexo).

Colhendo os frutos

Os primeiros 4 meses foram de aprendizado e ramp-up contínuo da equipe recém-contratada mas os resultados subiam a cada mês.

Após estes 4 meses de projeto, aumentamos a geração de oportunidades em aproximadamente R$ 7 milhões em Nova Receita Anual Recorrente.

E os resultados não pararam por aí.

Além de garantir um ganho significativo na geração de oportunidades, constatamos um aumento na taxa de conversões de Oportunidade para Venda de aproximadamente 60%.

O que mudou

Hoje a Bionexo tem uma área de SDRs estruturada, o onboarding do time desenhado, com gestor especialista, e playbooks desenvolvidos pela Sales Hackers que permitem maior ganho de escala na operação.

Foram implementados processos, métricas, KPIs e os gestores hoje conseguem explorar os indicadores da operação no PowerBI integrado com o Salesforce. Os indicadores podem ser filtrados por executivo, SDR, área, produto etc.

Dessa forma, hoje a Bionexo conta com um processo de geração de receita previsível e escalável.

231%

Aumento do Faturamento

Serviços de Marketing para
empresas enterprise

60%

Conversão em vendas

Multinacional com Plataforma
Saas para hospitais, com mais de
10.000 clientes

50%

Redução no custo de
aquisição do cliente

Empresa de software para gestão de atendimento mais bem avaliado do Brasil.

252%

Aumento de vendas

Rede de franquias de coworking que atende grandes empresas como Ifood, UBER e Unimed

Consultoria de Vendas e Customer Success para crescimento escalável. Da geração de demanda à retenção de clientes, nós alavancamos os resultados da sua empresa.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Serviços

Consultoria de Vendas

Estratégia Comercial

Consultoria de Customer Success

Consultoria de Marketing B2B

Treinamento de Vendas

Treinamento de Customer Success

Conteúdo

Blog

Materiais

Webinars

Depoimentos

Cases de sucesso

Materiais

Infográfico
E-Books
Planilhas
Templates

Sobre

Carreiras
Contato

Política de privacidade

Facebook Linkedin Youtube Instagram

Copyright © SALESHACKERS. Todos os Direitos Reservados.