Na hora de aprender com teoria, muitos empreendedores preferem os livros. Livros de negócios, vendas, administração, marketing, economia e biografias são exemplos dos que estão na estante de empresários que sabem que se capacitar é muito importante.

Diante de tantas opções disponíveis e com a praticidade que temos de ler na versão ebook, ficou difícil arranjar desculpas para não de ler.

Se atualizar é uma necessidade e uma obrigação para quem quer manter a roda dos negócios girando e as vendas aumentando.

Selecionamos alguns dos livros de negócios mais vendidos da Amazon e recomendados por grandes empreendedores, com os quais você poderá ter insights para seu negócio e turbinar suas vendas.

Conheça agora os 16 livros de negócios que todo empreendedor deve ler

livros de negócios

1 – O poder do hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios

Autor (a): Charles Duhigg

Segundo o autor, a chave para se exercitar regularmente, perder peso, educar os filhos, tornar-se mais produtivo, criar empresas revolucionárias e alcançar o sucesso é entender como os hábitos funcionam.

Ele procura mostrar que, ao dominar esta ciência, todos podem transformar suas empresas e suas vidas.

livros de negócios

2 – Inteligência visual: Aprenda a arte da percepção e transforme sua vida

Autor (a): Amy E. Herman

Inteligência visual é a capacidade de ver o que está lá e os outros não veem; ver o que não está lá e deveria estar; ver os pontos positivos e os negativos, as oportunidades e as vantagens. É um conjunto de habilidades que todos nós possuímos, mas poucos sabem como usar corretamente.

Com base em seu celebrado e inovador método de análise de obras de arte, Amy Herman nos mostra como aprimorar nossa capacidade de observar, perceber e comunicar melhor o que vemos.

Há mais de uma década Herman vem treinando especialistas de áreas diversas (como agentes do FBI e da CIA, executivos e médicos) a reconhecer o que de fato é essencial numa determinada cena ou situação. Agora ela oferece ao leitor esse guia único para ver com mais clareza o que está à nossa volta.

Seja você um executivo que deseja entender sua empresa, um pai ou uma mãe que quer compreender melhor seu filho ou simplesmente alguém que deseja ter uma percepção mais clara de qualquer situação – com Inteligência visual você verá o que é mais importante sob uma luz completamente nova.

Aprender a ver o que importa pode mudar o seu mundo. Abra os olhos e veja como. Você vai descobrir que nem sabia que eles estavam fechados.

livros de negócios

3 – Como convencer alguém em 90 segundos

Autor (a): Nicholas Boothman

Como convencer alguém em 90 segundos é a garantia de uma comunicação de sucesso, transformando as conexões instantâneas em duradouras e produtivas relações de negócios.

Neste livro, o especialista Nicholas Boothman ensina como usar o rosto, o corpo, a atitude e a voz para causar uma primeira impressão marcante, estabelecendo confiança imediata e criando fortes vínculos de credibilidade.

livros de negócios

4 – As Armas da Persuasão

Autor (a): Robert B. Cialdini

Depois de passar anos caindo na lábia de vendedores, arrecadadores de doações e operadores de telemarketing, o psicólogo Robert B. Cialdini resolveu se dedicar ao estudo da persuasão. Ele queria entender quais são os fatores que levam uma pessoa a dizer “sim” a um pedido e que técnicas exploram melhor esses fatores.

Reunindo dados das mais recentes pesquisas científicas sobre o assunto, histórias de gente comum e a experiência adquirida ao se infiltrar em organizações que treinam os chamados “profissionais da persuasão”, Cialdini criou uma obra acessível, informativa e indispensável a todos aqueles que querem saber como influenciar pessoas e, ao mesmo tempo, se defender dos manipuladores.

Seis princípios psicológicos básicos governam o comportamento humano quando tomamos uma decisão e podem ser usados como verdadeiras armas.

Leia mais: 6 Gatilhos Mentais Poderosos Para Alavancar Suas Vendas

livros de negócios

5 – A Estratégia do Oceano Azul

Autor (a): W. Chan Kim

Fenômeno global que já vendeu 3,5 milhões de cópias e publicado em um recorde de 43 idiomas, “Estratégia do Oceano Azul” é um best-seller dos livros de negócios nos cinco continentes.

Atualizada e ampliada, esta é uma obra de referência para organizações e indústrias em todo o mundo, pois desafia tudo o que se entendia sobre os requisitos para o sucesso estratégico. Apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, com a criação de novos espaços (Oceano Azul) e separação da concorrência, que é entendida como um sangrento oceano vermelho de rivais.

Com base em estudo de 150 movimentos estratégicos, os autores mostram que ao criar novos nichos de mercado e fazendo da concorrência um fator irrelevante, as empresas encontram um outro caminho para o crescimento.

Esta é uma obra que apresenta uma abordagem sistemática para tornar a concorrência irrelevante e descreve princípios e ferramentas que qualquer organização poderá usar para criar e capturar os seus próprios “Oceanos Azuis”.

livros de negócios

6 – Receita Previsível. Predictable Revenue

Autor (a): Aaron Ross

Implante na sua empresa a máquina de vendas que levou a Salesforce a gerar mais US$100 milhões em receita anual recorrente.

Toda empresa precisa vender, isso é inquestionável. No entanto, a maior parte delas permanece refém do acaso, sobrevivendo à base de resultados pífios, insuficientes e imprevisíveis. Receita Previsível (Predictable Revenue) é uma provocação a empresas, gestores, empreendedores e todos aqueles que lidam com vendas, para que saiam da posição de vítimas passivas da demanda de mercado e passem a protagonistas dos resultados.

Com a revolucionária metodologia Cold Calling 2.0, sua empresa nunca mais perderá tempo e dinheiro com processos de prospecção ultrapassados e ineficazes, e você assumirá o controle da receita, tornando-a completamente previsível.

De forma objetiva e com cases reais implantados pelos próprios autores, Aaron Ross e Marylou Tyler, você vai aprender, passo a passo, como colocar em prática o processo de vendas outbound , que levou a Salesforce e a HyperQuality, dentre outras, a aumentarem em mais de 300% suas receitas e a obterem milhões de dólares em receitas futuras.

Sem milagres ou fórmulas mágicas, você será capaz de estruturar uma verdadeira máquina de vendas na sua empresa, sem grandes investimentos em marketing, utilizando apenas método, pessoas e disciplina para obter resultados incríveis.

Receita previsível é um livro instigante, mas acima de tudo útil. Considerado a Bíblia de Vendas do Vale do Silício, é como se fosse uma consultoria do mais alto nível.

livros de negócios

7 – Small data: Como poucas pistas indicam grandes tendências

Autor (a): Martin Lindstorm

Contratado pelas maiores marcas do mundo para avaliar os hábitos de compra dos consumidores, Martin Lindstrom passa cerca de trezentas noites por ano em aviões ou hotéis. Durante o dia, trabalha na casa de desconhecidos, observando detalhes de seus cotidianos que podem revelar os até então ignorados desejos de consumo.

Em Small Data o autor esmiúça seu peculiar método de trabalho, mostrando como grandes segredos se revelam por meio de insights e de que forma pequenas pistas podem resultar em lucros multimilionários para empresas dos mais variados ramos.

A partir de relatos e exemplos inesperados, divertidos e contundentes, este livro apresenta a importância imediata de um novo olhar acerca das demandas do mercado atual.

A experiência e expertise de Lindstrom ensinam, surpreendem e divertem tanto profissionais ligados aos setores comerciais e de marketing como qualquer pessoa curiosa a respeito das infinitas variações comportamentais da sociedade pós-moderna.

livros de negócios

8 – Porque Algumas Pessoas Fazem Sucesso E Outras Não

Autor (a): Carol S. Dweck

Em ‘Porque algumas pessoas fazem sucesso e outras não’ a expert em motivação e psicologia da personalidade Carol Dweck mostra o que descobriu em mais de 20 anos de pesquisa: o código mental não é uma mera peculiaridade.

Ele cria todo o mundo mental e determina como cada um se torna otimista ou pessimista molda os objetivos e a atitude em relação ao trabalho e relacionamentos.

Leia mais: Metodologia AIDA: O Que É E Como Aplicar Na Prospecção De Clientes

livros de negócios

9 – Sonho Grande

Autor (a): Cristiane Correa

Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira ergueram, em pouco mais de quatro décadas, o maior império da história do capitalismo brasileiro e ganharam uma projeção sem precedentes no cenário mundial.

Nos últimos cinco anos eles compraram nada menos que três marcas americanas conhecidas globalmente: Budweiser, Burger King e Heinz. Tudo isso na mais absoluta discrição, esforçando-se para ficar longe dos holofotes.

A fórmula de gestão que desenvolveram é seguida com fervor por seus funcionários. E se baseia em meritocracia, simplicidade e busca incessante por redução de custos.

Uma cultura tão eficiente quanto implacável, em que não há espaço para o desempenho medíocre. Por outro lado, quem traz resultados excepcionais tem a chance de se tornar sócio de suas companhias e fazer fortuna.

Sonho grande é o relato detalhado dos bastidores da trajetória desses empresários. Desde a fundação do banco Garantia, nos anos 70, até os dias de hoje.

Sonho Grande cria gancho para outros livros de negócios da mesma autora, onde ela conta histórias de outros grandes nomes do empreendedorismo brasileiro. Vale a pena pesquisar.

livros de negócios

10 – A Máquina Definitiva de Vendas

Autor (a): Chet Holmes

A Máquina Definitiva de Vendas trata-se exclusivamente sobre trabalhar com mais inteligência e não mais duro. Não parece ser mais inteligente aperfeiçoar 12 estratégias comprovadas, do que enrolar-se todo usando centenas de ideias diferentes sem nenhuma conexão entre elas?

Esse livro é para executivos, diretores executivos, empreendedores e profissionais como médicos, dentistas e advogados. É para os gerentes intermediários, vendedores e representantes de atendimento ao consumidor. Resumindo, é para todos que atuam na direção, no marketing, nas vendas e na direção de uma empresa ou departamento.

Ele oferece o tipo de informação e estratégias que são essenciais para todos que estão no campo de batalha lutando para aumentar e fortalecer seu negócio ou departamento.

livros de negócios

11 – Alcançando Excelência em Vendas Spin Selling. Construindo Relacionamentos de Alto Valor Para Seus Clientes

Autor (a): Neil Rackham

Como obter sucesso em vendas grandes? Por que alguns vendedores vendem constantemente mais que a concorrência? Por que técnicas como fechamento funcionam em vendas simples, mas não nas grandes? Como os vendedores podem aumentar acentuadamente seu volume de vendas em contas chaves?

No livro, o autor explica com inteligência e autoridade por que os métodos tradicionais de vendas desenvolvidos para vendas simples ao consumidor não funcionam para vendas grandes.

Leia mais: Descubra Como O SPIN Selling Pode Otimizar Sua Estratégia De Abertura De Grandes Contas

livros de negócios

12 – Customer Success. Como as Empresas Inovadoras Descobriram que a Melhor Forma de Aumentar a Receita É Garantir o Sucesso dos Clientes

Autor (a): Dan Steinman, Lincoln Murphy e Nick Mehta

De onde virá a receita do seu negócio no futuro? Sua empresa ainda é daquelas que têm que “matar um leão por dia” para fechar o mês? Já ouviu falar em receita recorrente? Acha que Customer Success é assunto para empresas de tecnologia ou startups?

Se essas e outras dúvidas lhe ocorreram, você precisa ler Customer Success. Trata-se de uma estratégia para lidar com os modelos de negócios baseados em serviços em vez de produtos, em uso ao invés de propriedade. Seja qual for o segmento em que atua, direta ou indiretamente, você será impactado por esse fenômeno.

Customer Success tem a ver com a geração de receita através da criação de drivers de retenção ativa de clientes. De redução do churn, e estratégias de up-selling para maximizar o valor do cliente ao longo do seu ciclo de vida, o LTV (Lifetime Value). Customer Success vai muito além da satisfação dos clientes. É saber que a sobrevivência da sua empresa depende do sucesso do negócio do seu cliente. A partir daí adequar estruturas e processos para crescer de forma rentável e contínua.

O Customer Success, como as empresas inovadoras descobriram que a melhor forma de aumentar a receita é garantir o sucesso dos clientes, vai ajudá-lo a:

  • Compreender o contexto que levou ao início do movimento de Customer Success
  • Construir uma estratégia de Customer Success comprovada pelas empresas mais competitivas do mundo
  • Implementar um plano de ação para estruturar a função Customer Success em sua empresa

Os clientes querem produtos que os ajudem a alcançar seus próprios resultados. Assegure que seus clientes obtenham valor com seus produtos ou serviços. Você estará protegendo as receitas recorrentes e criando um cliente para toda a vida. Customer Success mostra como dar início à revolução centrada no cliente e a mantê-la no longo prazo.

livros de negócios

13 – Liderando Para Alta Performance. Conceitos e Ferramentas

Autor (a): Pedro Mandelli e Antônio Loriggio

A eficiência operacional e a busca de resultados econômicos crescentes e sustentáveis trouxeram a necessidade imperativa de gerir a execução. Ao mesmo tempo desenvolver um time que tenha o senso de propriedade como mola mestra de seu trabalho.

Abrange o caminho para desenvolver pessoa a pessoa, de forma individualizada, no sentido de amadurecer cada liderado para o autogerenciamento.

Leia mais: Gerenciando equipes de vendas de alta performance

livros de negócios

14 – De Zero a Um. O que Aprender Sobre Empreendedorismo com o Vale do Silício

Autor (a): Peter Thiel e Blake Masters

Para Peter Thiel, cofundador do PayPal e investidor em diversas startups, como o Facebook:

  • O próximo Bill Gates não criará um sistema operacional,
  • O próximo Larry Page ou Sergey Brin não desenvolverá um mecanismo de busca,
  • E o próximo Mark Zuckerberg não criará uma rede social.

Se você está copiando essas pessoas, não está aprendendo com elas.

É mais fácil copiar um modelo que criar algo novo. O progresso vem do monopólio, não da competição. Se você faz o que nunca foi feito e consegue fazer melhor do que qualquer um, tem um monopólio. E qualquer negócio só é bem-sucedido na medida em que é um monopólio.

Mas quanto mais você compete, mais se torna parecido com todo o resto. A competição destrói os lucros dos indivíduos, das empresas e da sociedade como um todo. De zero a um: O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício não oferece fórmula para o sucesso.

O paradoxo de ensinar empreendedorismo é que tal fórmula não pode existir. Como cada inovação é única, nenhuma autoridade consegue prescrever em termos concretos como ser inovador. Toda inovação vai de 0 a 1.

No livro, o autor revela como construir empresas que criem coisas novas. Apresenta uma visão otimista do futuro do progresso e uma maneira original de pensar sobre inovação. E ensina você a fazer perguntas que o levem a encontrar valor em lugares inesperados.

livros de negócios

15 – De Empreendedor e Louco Todo Mundo Tem Um Pouco

Autor (a): Linda Rottemberg

Imagine uma pessoa com esse pensamento arrojado e empreendedor. Assim é Linda Rottenberg. E é com essa visão de futuro que este livro vai lhe mostrar o quanto é importante o pensamento empreendedor ser parte do nosso dia a dia. Não só pensando em abrir o próprio negócio, mas empreender Empreendedor no sentido mais amplo, mesmo dentro de uma organização.

Linda Rottenberg enfrentou o desafio de pensar grande quando fundou a Endeavor. Numa conversa com um taxista, com pós-graduação em Engenharia, ela descobriu que a palavra empreendedor não existia em português.

Foi o momento “a-ha”. Era isso que ela queria como propósito de sua vida: desenvolver e ajudar as pessoas a empreender. O mais curioso foi o momento em que ela recebeu uma ligação de um editora de um dicionário brasileiro. Disseram que, em parte devido ao trabalho da Endeavor, os termos empreendedor e empreendedorismo seriam acrescentados à língua portuguesa.

História bacana, não é? Pois ela foi chamada de louca quando pensou em ajudar os empreendedores dos mercados emergentes. Para ela, porém, ser chamada de louca é um elogio.

livros de negócios

16 – O lado difícil das situações difíceis: Como construir um negócio quando não existem respostas prontas

Autor (a): Ben Horowitz

O último da lista de livros de negócios traz fatos da carreira profissional vividos pelo autor. Em O lado difícil das situações difíceis, Ben Horowitz, cofundador da Andreessen Horowitz e um dos empreendedores mais respeitados e experientes do Vale do Silício, conta a história de como ele mesmo:

  • Fundou,
  • Dirigiu,
  • Vendeu,
  • Comprou,
  • Geriu e
  • Investiu em empresas de tecnologia, oferecendo conselhos essenciais e normas de sabedoria prática para ajudar os empreendedores a resolver os problemas mais difíceis. O tipo de problema de que as faculdades de administração não tratam.

Horowitz, grande fã de rap, ilustra as lições empresariais com letras de suas músicas favoritas e fala a verdade nua e crua sobre os assuntos mais espinhosos. Desde como demitir um amigo até saber o melhor momento para vender a empresa.

Leia mais: O que é Solution Selling

Uma alternativa para quem usa a desculpa da falta de tempo para leitura, são os cursos, treinamentos e workshops, onde pode-se capacitar uma equipe toda numa mesma tarde.

Já leu algum dos livros de negócios acima? Vai adicionar um deles à sua lista ou quer indicar algum? Comente abaixo. E se você gostou desta seleção de livros de negócios, compartilhe nas suas redes sociais.

coaching de vendas

Sales Hackers

Consultoria para
Crescimento Escalável
 

Feito com amor  na Ilha do Silício

Todos os Direitos Reservados

Vendas 16 livros de negócios que todo empreendedor deve ler