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Qual é a importância do treinamento de vendas

Por Luana Laguna | 3 de novembro de 2021
 Qual é a importância do treinamento de vendas

Jogador que se destaca, treina e treina muito. E quando chega no jogo pra valer, dá show! 

Os profissionais que querem ter uma boa performance em suas atividades devem se dedicar a estudar e treinar, e por que seria diferente com o time de vendas? 

Mas o principal é, essa iniciativa pode e deve partir da empresa.

A empresa deve ser responsável e incentivar o desenvolvimento de seus profissionais, e por que não investir em um programa de treinamento?

O segredo: treinamento de vendas constante

Um dos rituais de gestão mais importantes e que defendemos na Sales Hackers e nos clientes são os treinamentos. Eles desenvolvem, reciclam e motivam a sua equipe, e o melhor, dá oportunidade para que todos tenham acesso e troquem conhecimento. 

A melhor forma de conquistar resultados é a consistência, por isso recomenda-se criar um programa de treinamentos. A seguir vamos abordar algumas dicas de como criar um na sua empresa:

Temas para treinamento de vendas

Alguns temas são padrões para desenvolver na equipe, como abordagem de leads, contornos de objeções, narrativa de vendas, persuasão, gatilhos mentais, e etc. O mais importante é: o que a sua equipe precisa? 

Você só saberá disso se acompanhar de perto resultados, desempenho, analisar reuniões, ligações, realizar feedbacks constantes, identificar gargalos na operação, e acompanhar o dia a dia do time. 

Dessa forma, sabemos se é prioridade, por exemplo, realizar um treinamento sobre uso de CRM, ou se precisamos urgentemente falar sobre organização do tempo, ou se precisamos entender melhor a concorrência para melhorar a nossa capacidade de argumentação. 

Não esqueça de temas de desenvolvimento pessoal, como inteligência emocional, PNL, capacidade de adaptação, e outros que são importantíssimos para desenvolver as pessoas.

Selecione os facilitadores

Esta é uma boa oportunidade de explorar opções. Não há nada mais interessante do que um programa de treinamento que se preocupa com a diversidade de conteúdo e de facilitadores. 

Você como gestor, tem muito a contribuir, coloque a mão na massa. Aproveite, e valorize a equipe, com certeza há profissionais que se destacam muito em algum tema, e podem compartilhar com os demais toda a sua experiência.  

Busque referências no mercado e programe o orçamento para investir na educação do time. Uma empresa ou profissional que traz um olhar de fora e que tem expertise em treinamentos e no tema indicado, serão um diferencial na qualidade desses treinamentos. 

Crie compromisso: cronograma

Crie um cronograma destes treinamentos com agendas recorrentes. Nada de deixar para pensar na última hora, é preciso uma boa gestão para que os treinamentos de vendas sejam assertivos e tenham constância para ter resultados. 

Faça um levantamento, talvez um banco de ideias sobre temas e facilitadores e comece a criar compromisso com todos os envolvidos. Faça a gestão no excel, no trello, ou em qualquer outro lugar, o importante é gerenciar e executar.

Faça avaliações

Dê atenção aos resultados desse programa:

  • Faça testes e dinâmicas para avaliar se realmente houve progresso no tema. 
  • Busque o feedback dos participantes, é importante saber o que está ajudando ou não a equipe. Faça avaliação pós treinamento sempre. 
  • Acompanhe os resultados individuais e do time todo para saber se estão no caminho certo. 

Conclusão

Entendemos que não faltam temas para você investir, o ideal é saber quais e em que momento eles se encaixam para a sua empresa e equipe. 

É necessário criar um compromisso e investir de verdade na sua equipe, é motivador saber que juntos estão procurando caminhos para alcançar o sucesso. 

Mas de nada adianta se não avaliar os resultados e a direção que estão seguindo, treinar por treinar não ganha jogo. 

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