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Satisfação do cliente em 7 passos

Por Helena Schmitz | 17 de janeiro de 2018
 Satisfação do cliente em 7 passos

Se você acha que vender é a última coisa que você vai fazer pelo seu cliente, precisa ler esse artigo. Não pense que a satisfação do cliente é obtida somente com a entrega do produto/serviço. Isso é o mínimo do mínimo. Se você viu este post sobre NPS, já sabe a importância de medir a satisfação do cliente. (Se ainda não viu corre lá.) Um funil de venda mais elaborado e bem aproveitado, garante um melhor desempenho da equipe comercial e da empresa. Um cliente feliz e satisfeito é a melhor propaganda que você pode ter. Por isso te conto hoje algumas dicas de como manter a satisfação do cliente após a venda.

A satisfação do cliente em 7 passos

1 – Mostre que você pensa nele

Mantenha contato com o cliente periodicamente. Mande um artigo relacionado com a situação do cliente, lembre de datas importantes. Se encontrar no mercado uma solução que eles estavam buscando (e que não bate de frente com seu negócio) mostre a ele. Claro que você pode enviar newsletter como todo mundo. Mas você sabe que a diferenciação no atendimento e no pós-venda é um dos fatores que aproxima o cliente da sua empresa. Leia mais: Perfis de vendedores: Closer, Farmer ou Hunter, qual é o melhor?

2 – Respeite o sigilo do cliente

Jamais discuta os negócios de seu cliente com pessoas não envolvidas no projeto. Se for fazer uma reunião de feedback periódica, convide somente os envolvidos na conta dele, seja da sua empresa ou do cliente.

3 – Use as indicações imediatamente

Se o seu cliente lembrou de você e te indicou a outra empresa, seja grato. Demonstre a ele e faça contato com o prospect indicado o mais breve possível. Se a venda acontecer, o seu cliente vai ficar feliz em saber e você pode bolar uma forma de agradecer. Se a venda não acontecer ele pode querer se envolver e fortalecer seu ponto de vista positivo em relação à sua solução. CONSULTORIA DE CUSTOMER SUCCESS

4 – Acompanhe os resultados do cliente

Obter um feedback dos resultados e saber o andamento da empresa dele, do setor, é um bom meio de saber como ele se saiu após contratar sua solução, assim como você saberá se existe abertura para novas vendas, indicações, e talvez tenha insights para criação de novas soluções. Leia mais: Como fazer sua equipe de vendas performar usando Coaching de Vendas

5 – Mantenha os canais de comunicação totalmente abertos

Seus clientes precisam estar à vontade para entrar em contato com sua empresa a qualquer momento. Por isso mantenha seus canais funcionando a todo vapor. Um cliente que pergunta, manda idéias, desabafa ou passa feedback, demonstra ter conexão com sua empresa e isso é um bom sinal e que não deve ser interpretado como interrupção.

6 – Respeite o compromisso empresa-cliente

O contrato feito entre a empresa e o cliente no ato da venda é de que ele receberá o que comprou. Por isso não deixe de entregar. Se acontecer algum problema com sua solução o cliente vai entrar em contato com você e o mínimo esperado é que isso seja resolvido.

7 – Não dificulte

Os itens 5 e 6 nos levam a esse ponto. Se você vendeu uma solução e ocorreu um problema, seu cliente vai entrar em contato. Facilite a resolução do problema mantendo o contato pelo mesmo canal onde o cliente iniciou a reclamação. É provável que seja o canal de preferência dele. Consumidores em geral não gostam de ficar trocando de canal por imposição da empresa. Por isso facilite e esteja aberto a sugestões. Leia mais: O que é Solution Selling Se você gostou desse post sobre satisfação do cliente, compartilhe com seus amigos e nas suas redes sociais. Siga a Sales Hackers no Linkedin, Facebook e Instagram. coaching de vendas

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