Adotar um Fluxo de Nutrição para melhorar o processo de vendas da sua empresa significa implantar ações estratégicas para as diferentes etapas de compra de um público segmentado.

A prática explora a divulgação de conteúdos a partir da necessidade do cliente, aprimorando as técnicas utilizadas pelas equipes de marketing e vendas de acordo com o perfil e o momento de cada prospect.

Os resultados vão da facilidade em comunicar os benefícios do serviço ou produto a um possível cliente, até a melhoria da captação de leads e o aumento das vendas a partir de métodos escaláveis.

O Fluxo de Nutrição, quando bem implantado, pode ser uma estratégia de grande relevância para as ações de marketing digital e inside sales da sua empresa.

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Mas como deve ser feita a introdução do método para nutrir os leads e levá-los até o estágio final de compra? Para ajudar na adoção da prática, listamos aqui um passo a passo inicial para a implantação do Fluxo de Nutrição:

1 – Conheça as personas

A primeira etapa para começar a nutrir seus prospects é entender o perfil de cliente da sua empresa. Comece caracterizando sua buyer persona em detalhes, identificando aspectos demográficos, comportamentais, motivacionais, entre outros.

Entender as dores do seu potencial cliente é o que vai ajudar a equipe de marketing a produzir materiais específicos para seu interesse, e a equipe de vendas a estabelecer a melhor abordagem durante o contato.

A partir da definição de personas, fica mais fácil identificar o tipo de consumidor que você pretende alcançar e definir os atributos mais relevantes para destacar em sua estratégia.

O entendimento das necessidades do seu cliente é de onde partem as demais estratégias relacionadas ao Fluxo de Nutrição.

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2 – Desenhe a jornada de compra

A evolução de cada prospect entre o momento em que conhece o produto ou serviço até o ato final da efetivação da compra é um entendimento essencial para a implantação do Fluxo de Nutrição.

Ao entender a jornada que ele percorre até efetivamente se tornar um cliente, é possível identificar o tipo de conteúdo adequado para cada um dos momentos, tornando mais eficientes todas as ações de marketing e vendas.

Faça pesquisas e entrevistas para analisar detalhadamente as etapas desse percurso até a compra. Em seguida, determine gatilhos que indiquem que determinado cliente seguiu para uma próxima etapa na jornada.

Assim, você garante que apenas os leads qualificados serão considerados nas ações seguintes.

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3 – Elabore uma estratégia de conteúdos

Uma vez que o perfil de potenciais clientes foi definido e suas necessidades e interesses identificados, é o momento de desenhar um cronograma estratégico de conteúdos.

Pense no que seu prospect teria interesse em receber em cada etapa da jornada de compra e comece a produzir materiais que abordem as dores e soluções específicas para cada momento.

Formatos variados, como blog posts, e-mail marketing, e-books e webinars podem alcançar diferentes perfis de clientes e tornar as ações mais abrangentes.

Elabore um cronograma e não deixe de considerar os gatilhos que mostram a evolução na jornada de compra.

Uma estratégia segmentada de conteúdos de qualidade é o que vai fazer com que o potencial cliente compreenda os benefícios de contratar os serviços de sua empresa.

4 – Automatize os processos

Acompanhar a evolução de cada cliente na jornada de compra torna-se um processo mais fácil e efetivo quando automatizado. Ao adequar os conteúdos para cada persona e seu momento no funil de vendas, é possível planejar as campanhas e o tipo mais adequado de abordagem do vendedor.

A partir da conversão em landing pages segmentadas e do uso de ferramentas especializadas, o próprio lead estará sinalizando um avanço para uma etapa de meio ou fundo de funil, facilitando a aplicação de práticas escaláveis em vendas.

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5 – Mensure e aprimore o fluxo de nutrição

Implantar um Fluxo de Nutrição só é efetivo quando ele segue um ritmo constante de aperfeiçoamento.

Depois que os primeiros passos da adoção foram executados, defina as métricas-chaves para mensurar se os resultados estão sendo satisfatórios e se há algo mais que possa ser melhorado no processo.

Avalie a quantidade de leads gerados em determinado período, quantos deles avançaram para outras etapas da jornada de compra, quantos demonstraram interesse em conversar com o vendedor e a partir de quais ações isso foi possível.

Com esses dados, as equipes são capazes de analisar quais estratégias estão sendo eficientes e de calcular o custo exato de aquisição do lead, aprimorando todo o processo de inside sales da empresa.

Se você tem interesse em implantar um Fluxo de Nutrição na sua empresa e não sabe exatamente como fazer isso, entre em contato conosco ou deixe um comentário abaixo.

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Inbound Marketing Passo a passo para implantar um Fluxo de Nutrição