A internet a tempos é sinônimo de informação abundante, e quem trabalha com vendas sabe que não podemos ficar de fora quando o assunto é aprendizado constante.
A questão que fica é, diante de tantas fontes como blogs, sites, perfis de LinkedIn, onde procurar os melhores materiais?
A necessidade de buscar conhecimentos de qualidade vem da ânsia de performar sempre mais e melhor. Nos dias de hoje é praticamente impossível pensar em alguém especialista em vendas complexas que vive em uma bolha de conhecimento.
Aqui na Sales Hackers, percebemos que cada vez mais a venda está associada ao discurso e conhecimento do vendedor sobre como demonstrar valor e entender a dor do cliente e não sobre como ele sabe falar bem do seu produto e mostrar diferenciais.
O que você verá:
- Curadores de conhecimento
- 7 blogs de vendas
- Close.io
- Gong.io
- Resultados Digitais
- Outbound Marketing
- Saasholic
- Salescoaching
- Meetime
Veja a seguir:
Curadores de conhecimento
Murilo Gun tem um maravilhoso TEDx em que ele fala que as escolas matam aprendizagem e como devemos manter a ideia do “Keep Learning”. Uma das coisas que mais chamou a atenção no discurso dele foi o conceito de termos “curadores”.
A ideia é a seguinte: temos que escolher pessoas inteligentes que vão se preocupar em compilar e organizar os melhores pensamentos e informações para nós e nos trazer de uma maneira clara e concisa.
Entre as citações dele de exemplos de curadores ele colocou Mário Sérgio Cortella e outros pensadores que são fonte de informação e conhecimento e que conseguem passar isso de forma simples.
Acredito que essa ideia de curadores de conhecimento se aplique muito bem a nossa necessidade constante de atualização. Todos os dias recebemos uma enxurrada de e-mails com materiais, novas técnicas, hacks infalíveis e blog posts prometendo quase que uma fórmula mágica para vender mais.
Entendo que a produção de conteúdo reflete a base do conceito de Inbound Marketing e que precisamos sim atrair leads para nossos blogs em busca de educá-los e construir um relacionamento.
Porém para quem está em busca de informação robusta e que realmente adicione em um aprendizado, temos que ter um olhar mais atento de onde acompanhar a informação.
Provavelmente algumas das indicações que farei serão bastante óbvias para alguns, mas como temos diferentes pessoas que acompanham esse blog achei importante citá-los.
Neste post vamos focar em blogs de vendas que valem a leitura, em um próximo traremos perfis do LinkedIn e outras fontes que também são muito interessantes para seguir.
Vamos aos 7 blogs de vendas que separamos para você acompanhar
1 – Close.io
A Close.io empresa americana especializada em vendas e no seu blog está um dos conteúdos mais completos da rede.
Steli Efti, um dos fundadores da empresa e hoje CEO, dá várias dicas que vão desde hacks de prospecção por telefone com Cold Calls mais efetivas e hacks para quebrar objeções rapidamente, até materiais mais profundos de cadência e jornada de compra.
Tudo isso com vários Gifs e animações que trazem um tom de humor as publicações. O blog é todo em inglês e esse é mais um motivo para acompanharmos pois já aproveitamos para treinar o idioma.
2 – Gong.io
Blog que descobri recentemente, mas que tem uma característica que me chama muito a atenção, é focado em números.
A maior parte dos posts se baseia em resultados quantificados de ligações e videochamadas, isso por que a solução que eles oferecem para seus clientes traz inteligência artificial, que analisa e metrifica as conversas.
Assim, os conteúdos em sua maioria são baseados em análises referenciadas e análises de ligações reais feitas por seus clientes. Seus materiais são bem ricos e trazem novas perspectivas sobre a maneira como fazemos nossas ligações.
3 – Resultados Digitais
Um daqueles blogs que está no plantel de quem está começando sua carreira agora e de quem já está a mais tempo no mercado.
Apesar de o blog não ser necessariamente focado em vendas a RD é referência em produção de conteúdo e de como conseguir educar o mercado para numa nova perspectiva de Marketing Digital.
Entre suas postagens vários posts de convidados que são referência no mercado e claro referências em tudo que envolve esse universo de Inbound.
4 – Outbound Marketing
Este é um dos blogs de vendas especializado em prospecção, muitos dos posts tem visão prática dos processos. Está recheado de dicas de métodos de ligação e e-mail e de como contornar objeções diante da dificuldade de fazer um processo assertivo.
As dicas vão desde contornar um contato que diz que está sem tempo para te atender até construção de um discurso conciso de demonstração de valor.
5 – Saasholic
Como eles mesmo dizem “Conteúdo feito por founders para founders”, esse é um blog colaborativo em que várias feras de startups brasileiras postam material que vale acompanhar semanalmente.
Este blog é um compilado com várias matérias que te fazem pensar sobre as metodologias que são difundidas e sobre novidades que sobre todo o mercado Saas.
Apesar de não ser um blog de vendas exclusivamente, traz nos seus posts riquíssimos sobre coisas que vão te fazer ter um discurso diferenciado na hora de demonstrar autoridade.
6 – Salescoaching
Esse blog criado pelo Marcus Mylius grande fera das vendas é outro daqueles que fala diretamente para você que quer saber como performar mais e entender a ciência da venda.
Os posts tem caráter variado e falam de inteligência emocional, gestão de talentos, gestão de vendas, capacitação entre outros diversos. Alguns dos posts tem pesquisas bem embasadas que vão servir de insumo para insights muito bons na hora de gerar valor na sua apresentação.
7 – Meetime
Mais um blog daqueles que tem que estar em seu radar, eles tem um trabalho muito bom em criação de conteúdos para vendas. Muitas dicas práticas e hacks de performance tanto para SDRs quanto para Closers, além de posts de convidados de peso na área.
Uma outra área que vale uma conferida boa é o podcast Cast for Closers que está no blog. Material denso com entrevista com grandes nomes da venda e performance.
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Esses são os blogs de vendas que separamos para vocês, o principal objetivo da nossa rede de conhecimento é trazer as melhores fontes para que não precisemos perder tempo precioso com mais do mesmo. Claro que não poderia deixar de falar por último mas com muito destaque para este blog que vos escreve.
Semanalmente aqui na Sales Hackers postamos conteúdos que entendemos ajudar a quem está estruturando sua máquina de vendas ou quer performar mais. Uma comunidade forte se faz com alianças e é por isso que indicamos a leitura destes canais de conhecimento.
Por último, como inspiração fica o ensinamento de que não é o que se faz das 08:00 às 18:00 que vai te destacar em meio a multidão e sim o que você busca fazer das 18:00 às 08:00.