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Com a crescente demanda de profissionais de prospecção e qualificação de leads, o papel do Pré-Venda vem ganhando destaque.
O mercado está, cada vez mais, em busca desses profissionais.
Para que apenas boas oportunidades sejam enviadas à equipe de vendas, temos que ter profissionais de pré-venda em nossa empresa.
O profissional de pré-venda deve ser dinâmico, que tenha feeling para Fit negócio, possua inteligência mercadológica, ser desenvolto em ligações telefônicas e conhecer de ferramentas de Marketing.
Todos queremos contratar bons profissionais, que tenham alta produtividade e um bom relacionamento interpessoal, mas para isso, temos que ter um processo de seleção muito bom.
Veja a seguir:
Erros que devemos evitar na contratação
Para contratarmos um bom profissional, o processo seletivo não pode ser apressado e sempre com pelo menos 3 opções para cada vaga.
Esse profissional deve ter os mesmos valores e propósitos da empresa, acreditar no produto e respeitar o processo comercial.
Deve também enxergar na empresa uma oportunidade de crescimento profissional, e não apenas um emprego.
Sei que essa não é uma tarefa fácil, mas esse profissional é de grande importância para que possamos ter um processo comercial eficaz e eficiente.
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10 erros para evitar na pré-venda
1 – Treinar apressadamente
Após o início dos trabalhos, o pré-venda deve passar por um período de treinamento, onde neste, ele é apresentado:
- Ao produto
- Aos processos
- Às metas
- E aos novos colegas de trabalho
Neste momento, o erro que se deve evitar na pré-venda é querer absorver todo conteúdo de uma só vez, de forma apressada, ou querer que ele faça isso, o que tornará o tempo de maturação desse profissional maior.
2 – Prospectar de tudo
Após isso, o pré-venda começará a fazer as prospecções, momento em que ele tem os primeiros contatos com as ferramentas de trabalho usadas na empresa.
Nesse momento, o erro comum que devemos evitar é deixar o pré-venda sem foco na prospecção, ou seja, ir atrás de Leads que não fazem parte do PCI da empresa (perfil de cliente ideal).
3 – Cadastros incompletos e sem Fit
Passada a fase de adaptação e costume com a prospecção do PCI da empresa, vem o momento de cadastrar o resultado dessa prospecção inicial. Isso é feito em algum banco de dados ou ferramenta de qualificação de Leads.
O que temos que evitar, é que o pré-venda cadastre Leads sem a coleta adequada de dados e também aqueles que não fazem parte do objetivo da empresa, ou seja, Leads sem Fit.
Agora começa uma fase de extrema importância, que é o contato telefônico.
4 – Falar demais
Fase esta, onde ocorrem os erros mais comuns, que gestores devem ficar atentos, e profissionais de pré-venda, mais ainda.
Falamos de erros como:
- Falar demais do produto antes de descobrir as dores do Lead
- Tom de voz “robotizado” e com discurso decorado
- Não ouvir o Lead ativamente
- Falar do valor do investimento cedo demais
5 – Tom de voz
O tom de voz deve ser sempre amigável, em formato de conversa.
O pré-vendedor precisa demonstrar uma verdadeira vontade de ajudar o Lead com a solução que ele representa.
Ninguém gosta de um atendimento estilo Telemarketing, com aquele roteiro decorado e uma explosão de gerúndios, ou “você vai estar gostando” de receber uma ligação assim?
6 – Nossa querida língua portuguesa
Vícios de linguagem e erros de conjugação verbal devem ser evitados ao máximo, ou você gosta de ouvir “para mim fazer?” “para mim providenciar”? Será que o Lead gostará?
Temos que lembrar que o Pré-Vendedor aqui, é a 1° pessoa da empresa que falará com seu futuro cliente.
Qual é a imagem que você quer passar para ele?
7 – Falar de dinheiro cedo demais
Falar no valor de investimento não é aconselhável na pré-venda, isso é um tarefa, em geral, do vendedor, pois ele agregará valor à oferta antes de falar em valor de investimento.
Com certeza esses erros:
- Reduzirão muito o interesse do Lead
- Não despertará a curiosidade
- E consequente baixa conversão em agendamentos de reunião para a equipe de vendas
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8 – Ter o controle do contato
Seguindo adiante nos compromissos do pré-venda, chegamos aos agendamentos das reuniões à equipe de vendas.
Ele conseguiu superar as etapas anteriores e o Lead aceitou fazer a reunião.
É importante lembrar que é o pré-venda que detém o controle do contato, e é ele que deve sugerir datas e horários, verificando disponibilidade do vendedor.
9 – “Vender” a reunião
O ideal nesta etapa, é fazer com que o Lead chegue à reunião com o vendedor, interessado, curioso para saber da solução.
Será essa solução que ajudará o cliente a vender mais e melhor.
A idéia de que a reunião será a melhor coisa que o Lead fará pela empresa, deve ser vendida a ele, diminuindo assim os índices de queda de reunião.
Mostrar que os vendedores são mais que vendedores, são especialistas no assunto e poderão ajudar e muito o negócio do Lead.
10 – Fazer a reunião acontecer
Mas o trabalho não acaba aqui, pois é de responsabilidade do pré-venda, fazer com que a reunião aconteça.
Para isso além da organização de base de Leads, com tarefas e compromissos agendados, o PV deve sempre fazer a ligação de confirmação de reunião.
Nessa ligação devemos mostrar ao Lead que estamos prontos e preparados. E que estamos apenas avisando ele, e não perguntando se ele virá à reunião.
Temos que fazer de tudo para que a reunião agendada aconteça, caso contrário, a empresa terá prejuízo com a hora perdida do vendedor.
Registro de atividades e próximos passos.
A missão do pré-venda até chegar aqui, não é fácil. Não são todos os leads que aceitarão marcar uma reunião, assim, logo no primeiro contato.
Por isso, cada Lead deve ter um histórico e os próximos passos bem definidos e registrados.
Com esses registros, o pré-venda deve agendar cada retorno de contato e cumprir com essa agenda.
Concluindo
Como já comentei acima, o trabalho do pré-venda não uma tarefa fácil, mas, qual profissional da área comercial tem uma tarefa fácil, não é mesmo?
Mas com base em empresas que trabalhei e equipes de vendas que treinei, esses são erros que devem ser evitados.
Se essas dicas forem seguidas pelo profissional de pré-venda, as reuniões acontecerão e as chances de conversão venda também.
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