Na nova era da comunicação, dialogar com outras pessoas vai muito além das conversas frente a frente. São inúmeras as opções para chegar até quem você precisa: telefone, e-mail, chat pelo celular, redes sociais. Essa variedade de meios comunicativos tem um papel fundamental na técnicas de vendas Social Selling.
O Social Selling é a técnica de vendas que inclui as redes sociais nos processos de interação com o futuro cliente. São basicamente as ações que envolvem as relações entre empresas e leads em um meio digital, com o objetivo de potencializar a venda de um produto ou serviço.
Ou seja: aplicar Social Selling é ampliar sua estratégia de Inside Sales para meios como o Facebook, LinkedIn, blogs e chats, produzindo conteúdo de qualidade e se aproximando de seus prospects a partir de uma interação direcionada e cuidadosa. Conhecido também como Venda Social, é uma das técnicas mais atuais e pertinentes para se relacionar com os prospects da sua empresa, agregando às estratégias de outbound e fluxo de nutrição automatizados.
Veja a seguir:
Aplicando Social Selling
Já falamos aqui no blog sobre como é importante entender as necessidades do cliente para levar a ele informações úteis de como seu produto ou serviço pode ajudá-lo. Para uma venda consultiva, é essencial identificar as lacunas que o prospect pode apresentar e trabalhar a partir de soluções que fundamentem o processo de vendas. A regra se aplica também para o Social Selling.
Segundo o expert no assunto Jill Rowley, “Social Selling é sobre usar a mídia social para criar interações melhores com prospects e clientes”. A ideia principal é gerar relacionamentos duradouros, baseados no interesse do lead e no aprimoramento da abordagem de venda.
Isso significa que a melhor forma de aplicar o Social Selling é usar as mídias digitais para aprender mais sobre seu cliente. Explorar as ferramentas disponibilizadas pelos novos meios, por exemplo, pode ser uma forma de gerar resultados para o relacionamento da equipe de vendas com um público em potencial para sua empresa, ampliando as possibilidades de conversões e fechamento de negócios.
Se a melhor forma de enviar uma mensagem a um amigo hoje é por meio dos canais sociais da internet, provavelmente essa também é a maneira mais fácil de chegar a seu cliente. Basta ter bom senso e saber analisar as funcionalidades, linguagens e perfis de cada um dos meios digitais existentes.
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Social Selling como estratégia
Uma pesquisa da Sales for Life mostrou que 81% das equipes de vendas estão usando Social Selling atualmente, e que os resultados dessas ações representam um aumento de até 15% em conversões, comparadas a ações aleatórias nas redes sociais. Adotar práticas de interação via mídias digitais é, portanto, uma tendência que gera mais vendas, uma vez que direciona a abordagem e personaliza ainda mais o relacionamento com os leads.
O importante, ao montar sua estratégia de Social Selling, é priorizar uma interação que foque no ganho do cliente, ou seja, que tenha como intenção primordial um relacionamento de qualidade. Dessa forma, a venda acaba vindo como consequência de uma apresentação direcionada das vantagens do produto e do aumento progressivo da confiança do cliente nos serviços da empresa.
Valorize um conteúdo de qualidade, uma análise detalhada do perfil de cada rede social e o uso das ferramentas corretas para monitorar as ações. Identifique os canais onde seu prospect está mais presente e utilize-os para tirar insights e conhecer melhor seus hábitos e interesses, aprimorando também os demais contatos que serão feitos ao longo das ações dentro do fluxo de nutrição.
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