Recentemente foi lançada a nova versão do LinkedIn, com o objetivo de proporcionar uma experiência mais valiosa ao usuário, sendo mais rápido e intuitivo, muito semelhante ao app mobile.
Junto com o novo layout do LinkedIn, mais moderno e limpo, vieram diversas alterações na ferramenta.
Como a mudança está acontecendo gradualmente, na Sales Hackers ainda temos as duas versões, por isso aproveitamos para medir as diferenças.
Segue uma visão geral das mudanças para ajudá-lo a entender a nova interface e prepará-lo para a atualização.
Veja a seguir:
O que foi melhorado
1) Menu Simplificado
Com foco nas propostas de valor chave do LinkedIn: Pesquisa, Início (onde você encontra o feed), Minha Rede, Vagas, Mensagens, Notificações, Eu (onde você pode atualizar seu perfil e acessar suas configurações de privacidade), e o botão de “Mais” para outras soluções do LinkedIn como SlideShare, Learning e Grupos.
Leia também: 3 Dicas Infalíveis Para Prospecção De Clientes No Linkedin
2) Página de notificações
Foi atualizada ficando mais fácil ver e responder às suas notificações, principalmente as antigas.
3) Minha rede
Agora você tem o controle de todas as suas conexões, pessoas que você pode conhecer e convites recebido e enviados em um só lugar.
4) Feed
De acordo com o LinkedIn, seu feed terá conteúdo mais relevante. O conteúdo será levado até você por meio de uma combinação de novos algoritmos e editores humanos.
O que é novo
5) Número de visualizações do perfil e publicação
Semelhante ao seu perfil no celular (o app foi liberado no final de 2015), mostra o número de pessoas que visualizaram recentemente seu perfil (últimos 90 dias) e o número de visualizações da sua postagem mais visualizada, seja artigo publicado ou um compartilhamento. No entanto, para você descobrir qual é a publicação que aquele número representa, precisa clicar e rolar a página de atividades até encontrar a publicação, pois elas ficam dispostas das mais recentes para as mais antigas. Você pode visualizar essa caixa logo abaixo da introdução do perfil, tanto na página “Início’ quando na página “Eu”.
Leia também: 14 Ferramentas Para Sua Empresa Vender Muito Mais
6) Atividade recente agora aparece no perfil
Localizada em uma caixa à direita no topo, com artigos no lado esquerdo e atualizações no lado direito. Também tem o link para a página de atividades comentada no item anterior.
7) “Caixa de Entrada” agora é chamada de “Mensagens”
Bastante semelhante ao do Facebook, além da guia na navegação principal, você tem um recurso de mensagens permanente na parte inferior da tela sem sair do feed.
O que foi removido na nova versão do LinkedIn
8) A capacidade de alterar a ordem das diferentes seções em seu perfil
Experiência, Educação e Experiência Voluntária são agora agrupadas (nesta ordem) como a primeira seção, seguida de Competências, Recomendações, e Conquistas (que inclui todos os outros: Prêmios, Certificações, Cursos, Idiomas, etc)
9) Busca Avançada
Agora você precisa fazer uma pesquisa principal na barra de pesquisa e clicar na guia “Pessoas” para ver outros filtros de pesquisa.
10) Sua classificação
Você não pode mais se comparar a suas conexões ou outros funcionários em sua organização. Se você ainda tem a versão antiga, pode verificar a sua posição em “Quem viu seu perfil”.
11) O filtro “Marcadores”
Dentre os filtros que facilitam nossa vida ao buscar dentro de suas conexões, o filtro “Marcadores” foi removido. Agora você só pode classificar para visualizar sua lista de conexões por Nome, Sobrenome e Recentemente Adicionado. No Filtro tem as opções atualizadas, que são: Localidades, Empresas atuais e Empresas anteriores foram separadas, Setores, Idioma do perfil, Interesse em organizações sem fins lucrativos, Instituições de ensino.
Leia também: Como A Pré-Venda Pode Ajudar Na Prospecção De Key Accounts
12) Compartilhamento com grupos diretamente de uma postagem
Agora você tem que ir no grupo diretamente para postar, o que não é necessariamente uma coisa ruim. Isso certamente ajudará a diminuir o spam e levará potencialmente a conversas de melhor qualidade dentro de grupos.
13) Interesses
Agora removida do menu, era a aba que continha links para Empresas, Grupos e Slideshare. Os dois últimos encontram-se agora no botão Mais do menu.
Outros detalhes da nova versão do LinkedIn
14) Background
Novo tamanho da imagem do background (agora é recomendado 1536 x 768). Mas atenção! A imagem é exibida de forma diferente no desktop e no celular, então tenha certeza que ainda faça sentido, principalmente se a imagem incluir texto. Para editar sua imagem de capa você não precisa mais clicar em editar perfil, agora a opção encontra-se bem acima da barra lateral na sua página de perfil (inclusive o perfil inteiro está mais rápido de ser editado, você só precisa localizar a seção desejada e clicar em “+”).
15) Resumo
O resumo está agora na caixa superior do seu perfil e apenas as 2 primeiras linhas são exibidas, portanto, faça-as relevantes! (No celular, aparecerão os primeiros 92 caracteres, enquanto o desktop mostra 220)
16) Habilidades
De forma semelhante, na seção Habilidades, apenas os três primeiros são mostrados, o quarto em diante é recolhido, então você pode querer reordenar o seu para que os 3 que são exibidos sejam os mais importantes para você.
17) Facilidade para encontrar recursos
“Adicionar uma seção do perfil” está no lado direito, seguida de “Editar seu perfil público”, e abaixo “Adicionar um perfil em outro idioma” agora mais aparente. Sendo mais fácil visualizar este recurso mais pessoas deverão se sentir encorajadas a utilizá-lo.
18) Exportar para PDF
Se você deseja salvar o seu perfil em pdf, vá na página do seu perfil, e clique em “…” ao lado direito da sua foto e em seguida “salvar em pdf” (para a alegria de muitos, continua disponível).
Leia também: Cold E-mail: O Que É E Como Utilizar
Leia também: SPIN Selling: O Que É E Qual A Importância Para Vendas?
O que você achou da nova versão do LinkedIn? Deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais!