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O meu processo de vendas é escalável?

Por Mauricio Zanetti | 12 de dezembro de 2018
 O meu processo de vendas é escalável?

Se você ainda não se fez essa pergunta, então acredito que deveria!

O meu processo de vendas é escalável?

Nas últimas décadas, um número cada vez maior de grandes empresas conhecidas como tradicionais,  estão fechando suas portas.

Mas por que isso vem acontecendo? O que houve com as grandes corporações como a Kodak, a Blockbuster por exemplo? Tem alguma coisa a ver com escalabilidade?

Sim, eu acredito que sim.

Essas empresas ficaram para trás, pois não inovaram seus processos, seus produtos e a forma como vendiam. Pecaram em não inovar.

Escalabilidade X Inovação

Para começar a entender sobre processo de vendas escalável, vamos ver algumas definições:

A escalabilidade é a possibilidade que uma empresa tem de crescer, agregar valor ao seu negócio e atender as demandas dos clientes sem aumentar expressivamente os seus custos.”

“Todo processo de vendas escalável consegue aumentar o desempenho produtivo da empresa sem gerar gastos extras”

Para compreender se seu processo de vendas é escalável, verifique se seu  faturamento cresce sem que os custos acompanhem esse crescimento.

Será que os processos da Kodak e Blockbuster estavam assim? Provavelmente não.

E o que poderiam ter feito? Ser mais inovadores? Com certeza !!

Para uma empresa tornar seu processo escalável, ela precisará inovar suas rotinas, inovar na forma de vender, inovar na maneira como produzem seus produtos e serviços.

Sim, pense comigo.

Se a Kodak tivesse direcionado seu negócio, para um caminho que pudesse aumentar seu faturamento sem aumentar seus custos, teriam falido?

E se ela conseguisse oferecer um produto com diferenciais competitivos, sendo vista constantemente como inovadora por seus clientes?

E se ela pudesse organizar seus processos de forma que fosse claro para todos, fácil de ser replicado e ensinado, sem que necessitasse de uma pessoa para ensinar tudo?

E se ela pudesse diminuir a dependência de espaço físico, reduzindo com isso seus custos fixos?

E se ela pudesse tornar seus funcionários mais independentes com o uso de sistemas informatizados para a realização de suas atividades diárias, como as soluções hospedadas em nuvem?

Pena que na época, as soluções em nuvem não eram comuns como hoje.

Todas essas alternativas de inovar seus processos, levariam a Kodak a ser uma empresa escalável, com grandes possibilidades de captação de investimentos e maior previsibilidade em vendas.

E a Blockbuster, que não acreditou que o Netflix fosse dar certo?

Será que a Blockbuster passou pelas mesmas dificuldades citadas acima, enfrentadas pela Kodak? Penso que sim. Uma mistura de falta de visão inovadora e escalabilidade.

invisible selling machine

O que mais preciso para ter um processo escalável?

Para termos um processo de venda escalável, algumas rotinas devem ser observadas, tais como:

Ter um diferencial

Para ser escalável, mostre-se para mercado como uma empresa inovadora.

Ofereça ao mercado produtos com claros diferenciais, soluções que mudem a rotina das pessoas.

Dessa forma, o empreendimento estará a frente da concorrência, já que será especialista e pioneira no que produz.

Ter um processo simples

Para ser escalável, é muito importante criar um processo onde as pessoas consigam compreender e seguir, de forma simples e clara, de preferência onde todos participem de sua criação e desenvolvimento.

Com isso, a expansão dos negócios ocorrerá com maior segurança, simplicidade e facilidade.

Ter receita recorrente

Para ser escalável, tenha um processo onde o negócio possa se multiplicar e gerar receita recorrente.

Isso prova que o modelo de produção é eficiente e que a empresa possui potencial de expansão no mercado – independentemente do setor de atuação.

Ter soluções em nuvem

Para ser escalável, é importante ter mais segurança nas atividades e adotar soluções em nuvem, pois assim, sua equipe poderá desenvolver os trabalhos em qualquer lugar com acesso à internet.

Assim quando um funcionário estiver a caminho de uma reunião, ou esperando um voo, por exemplo, ele conseguirá acessar documentos importantes e dar sequência a uma demanda importante.

Outro benefício dessa tecnologia é que a empresa pode crescer sem precisar ampliar o espaço físico para novos funcionários, com a prática de home office ou de qualquer outro lugar.

Ter pouca dependência de espaço físico

Para ser escalável, o modelo de negócio deve depender cada vez menos de grandes espaços físicos, como armazéns, estoques e grandes instalações de escritórios.

Essas grandes instalações, geram muito custo com pessoal, impostos e gastos com energia, água e aluguéis.

Procure delegar a responsabilidade de armazenar, entregar e até prestar o serviço a terceiros ou franqueados, assim reduzirá muito o custo operacional e possibilitará crescimento escalável.

Ter um sistema de franquias

Desenvolver um sistema de franquias, torna seu negócio muita mais escalável, pois assim o negócio cresce sem aumentar muitos os custos de empresa.

Por meio dele a companhia compartilha o conhecimento com pessoas interessadas em abrir um negócio, mas que não possuem um know-how na área.

Desta forma, quem adquire a franquia paga por todos os custos ao idealizador da ideia, que por sua vez, transmite o conhecimento e treinamento necessários para seguir com o padrão do negócio.

Adotando esse sistema, o dono da empresa recebe recursos de diversos lugares de seus franqueados, aumenta o número de clientes interessados na marca e repassa os custos aos franqueados.

Exemplos de empresas com modelo escalável de negócio

Vamos entender melhor o que é uma empresa escalável, ao analisar alguns exemplos.

O AirBnB é um deles. A empresa se baseia em um formato de marketplace online que oferece variados imóveis para os clientes sem um custo para o idealizador do negócio.

Ele apenas precisa encontrar parceiros que tenham interesse em disponibilizar os seus imóveis para aluguel e atrair clientes para essas propriedades.

A empresa se demonstra escalável pois, se o proprietário do AirBnB quiser aumentar o negócio ele apenas precisa encontrar mais pessoas interessadas em seu produto.

Ou seja, ele não existe a necessidade de aumentar os gastos com contratação de pessoal para aumentar a sua receita, uma vez que os parceiros trabalham para ele.

Além disso, ele não precisa investir em construção de hotéis para oferecer aos clientes, deixando assim, o custo da manutenção dos espaços fica por conta do proprietário do imóvel e o AiBnB apenas com a divulgação de seu serviço.

Um outro exemplo clássico de empresa escalável é a Amazon.

A empresa se demonstra escalável, uma vez que oferece uma variedade de produtos aos clientes, sem precisar adquiri-los para revendê-los.

A Amazon firma boas parcerias com fornecedores, exige qualidade nos itens e o cumprimento no prazo de entrega dos produtos.

Por sua vez, a Amazon se responsabiliza por organizar as informações, monitorar os prazos e encontrar clientes para os seus fornecedores.

Ou seja, ela não precisa ter muitos armazéns para guardar os produtos, grandes equipes para gerenciar os estoques e muitos gastos com funcionários.

Desta forma, a empresa poderá aumentar a venda dos produtos sem ter aumento significativo dos custos.

A Amazon também se mostra escalável, uma vez que utiliza tecnologia para dar alta produtividade.

Em seus CDs, a Amazon utiliza robôs em seu processo de separação, armazenamento e saída de produtos.

Acesse: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/amazon-ja-passa-de-mais-de-100-mil-robos-no-seu-centro-de-distribuicao-veja-o-video/

escalável

Com isso, a empresa consegue fazer o faturamento crescer através de grande eficácia, eficiência e alta produtividade sem ter aumento de custo proporcional.

“Quando existem milhares de pedidos sendo feitos simultaneamente, você demanda mais do que um humano é capaz de fazer”, chefe de tecnologia da Amazon Robotics, Tye Brady.

Conclusão

Vimos então que há uma relação muito próxima entre inovação e escalabilidade, concordam?

Que ter um modelo de negócio escalável trará para sua empresa previsibilidade em vendas, em crescimento, poder de atração de investimentos e consequentemente alto valor de mercado.

Você já se fez a pergunta: “O meu processo de venda é escalável?”

A resposta foi não? Gostaria que seu modelo de negócio se torne escalável?

Então se prepare para um passar por um processo de inovação!

Tenha um diferencial, construa um processo simples que permita ter receita recorrente, utilize soluções em nuvem, não dependa de espaço físico e se possível adote um sistema de franquias.

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