Criar listas de prospecção de clientes é uma atividade fundamental para todo profissional de vendas. Com ela o pré-vendedor consegue rapidamente, depois de definido o público-alvo, com algumas buscas na internet encontrar empresas com o perfil desejado para uma abordagem ativa.

Já falamos neste blog sobre como encontrar perfis públicos no Linkedin (mesmo que você não tenha a conta premium).

Imagino que você ou alguém do seu time em algum momento se viu precisando aumentar sua base de leads, não é mesmo? Buscar listas é uma maneira muito prática e rápida de localizar uma infinidade de empresas na internet.

No post de hoje vamos compartilhar algumas dicas de como criar listas de leads com a ajuda do Google e sem complicações.

inurl: busque dentro de sites específicos

Muita gente conhece sites e portais de empresas da internet tais como Empresas do Brasil e Empreendemia. Estes portais reúnem um grande volume de empresas segmentadas por atuação, cidade, estado etc. Porém a dificuldade de filtrar os resultados de pesquisa muitas vezes tornam as buscas maçantes e cansativas.

Uma maneira muito prática de encontrar as empresas certas na internet é fazendo uma varredura dentro da url de sites como Empresas do Brasil diretamente no Google.

O hack inurl sinaliza ao Google que você deseja pesquisar apenas dentro de um site específico. Uma dica é pesquisar empresas no Linkedin, Empresas Do Brasil, portais como Ad Online, Exame etc.

Experimente inserir no Google estas buscas:

  • inurl:contato segmento AND cidade
  • inurl:empresasdobrasil.com.br segmento AND estado
  • inurl:https://www.linkedin.com/company/ segmento AND estado

Leia também: Estratégia De Vendas: Um Guia Para Gerar Mais Resultados

filetype: encontre listas de prospecção prontas

Isso mesmo. Existem muitas listas prontas de associações, eventos, revistas e pesquisas disponíveis na internet.

A dica é buscar por listas prontas em .xls mas vale a pena conferir .doc ou . pdf. Para isso você vai precisar utilizar o hack filetype para localizar arquivos nos formatos desejados.

Algumas ideias de buscas são:

  • filetype:xls segmento
  • filetype:xls segmento AND estado
  • filetype:xls segmento AND estado AND ano

Lembre-se de sempre averiguar a fonte e a data. Se a lista for muito antiga provavelmente não servirá para muita coisa.

Se você gostou do artigo curta nossa fanpage no Facebook e Linkedin. Aproveita e compartilha o post com seus colegas e amigos. Com certeza eles também poderão se beneficiar destas dicas. Já conhecia essas dicas para criar listas de prosppecção? Ficou com alguma dúvida? Aplicou com sucesso? Deixe seu comentário.

Leia também: 3 Dicas Infalíveis Para Prospecção De Clientes No LinkedIn.

Sales Hackers

Consultoria para
Crescimento Escalável
 

Feito com amor  na Ilha do Silício

Todos os Direitos Reservados

Pré-vendas Como criar listas de prospecção de clientes