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O que você deve valorizar dentro de um time de vendas

Por Luana Laguna | 25 de fevereiro de 2022
 O que você deve valorizar dentro de um time de vendas

A forma como as pessoas lidam com as organizações vem se transformando nos últimos anos, dedicando mais proximidade, transparência e convívios mais humanizados. Essas ações influenciam diretamente sobre as conexões de trabalho. A valorização de um time de vendas vem ganhando uma abrangência ainda maior e se tornando essencial para a atuação estratégica de qualquer empresa.

No conteúdo de hoje você vai entender o motivo de reconhecer e valorizar seu time de vendas e porque é tão importante para seu negócio colocar isso em prática. Vamos lá?

Entenda como investir na valorização do seu time de vendas

Para qualquer time de vendas, o objetivo principal é produzir vendas de forma previsível e consistente, dentro do orçamento e de acordo com as estratégias estipuladas. Os valores centrais e a cultura da empresa que eles sustentam são o ingrediente mais importante para alcançar a previsibilidade e consistência nas ações que trazem os resultados que desejamos. 

E para promover a valorização do seu time de vendas, preparamos algumas dicas fundamentais para sua empresa aplicar hoje mesmo.

1. Incorporar a gamificação

Uma das maneiras mais eficazes de tornar seu plano de reconhecimento para o time de vendas mais eficaz é incorporar técnicas de gamificação. Essa abordagem adiciona elementos de recompensa semelhantes a jogos às funções e tarefas normais de negócios, para que sejam mais interativas e divertidas. 

Funções de gamificação como integração, definição de metas semanais e concursos diários podem:

  • Melhorar a cultura da empresa;
  • Aumentar o moral da equipe;
  • Mostre aos trabalhadores maior apreço;
  • Aumente o engajamento nas tarefas diárias.

O legal dessa atividade é que os colaboradores podem competir uns contra os outros em jogos, permitindo que o vencedor receba um prêmio ou recompensa. Esse tipo de sistema motiva os trabalhadores a fazerem o seu melhor para que eventualmente vejam seus nomes no topo da tabela de classificação.

A competição amigável pode manter o time de vendas concentrados nas tarefas e mais engajados no que estão fazendo durante o dia.

2. Torná-lo público

Se seu time de vendas for reconhecido em toda a empresa, ou mesmo em nível público, com certeza eles se sentirão ainda mais orgulhosos de sua realização. Fazer isso mostrará aos outros o que é possível quando eles vão além em suas funções, trazendo exemplos para dentro da empresa.

O reconhecimento cultiva uma cultura empresarial baseada na positividade. Mostre que está indo muito bem para cada equipe ou funcionário, em vez de sempre focar nos negativos.

Pode ser um comunicado interno na empresa, uma divulgação nas redes sociais e outros canais de comunicação com clientes e público em geral. Isso fará a diferença.

3. Defina metas para seu time de vendas

Pode ser óbvio, mas é importante. Você precisa oferecer para o seu time de vendas uma meta a ser alcançada. Sem um objetivo, eles não saberão a que aspirar ou o que constitui o sucesso. Escolha algo que seja viável, mas não fácil. Ainda deve ser um alcance.

Definir metas para seu time de vendas irá manter as coisas abertas e garante que todos estejam na mesma página. Além disso, isso significa que as pessoas têm suas próprias responsabilidades, mas também sabem no que o restante da equipe está trabalhando ao lado delas e, portanto, nunca se sentem sobrecarregados injustamente pelos objetivos da equipe.

Pense bem nas formas como você pode abordar metas que engajem o time. 

4. Seja o mais específico possível

Ao dar reconhecimento ou elogios ao seu time, certifique-se de que seja sempre específico. Em vez de apenas dizer a alguém que eles fizeram um “ótimo trabalho”, identifique exatamente o que eles realizaram. 

Ser o mais específico possível indica ao time de vendas que você está prestando atenção no que eles fazem e reforça os tipos de comportamento que você espera no trabalho e dá o exemplo para outros funcionários envolvidos nessas situações. 

Saiba que eles se sentirão mais valorizados quando forem reconhecidos por coisas específicas que fizeram que melhoraram a empresa ou ajudaram um cliente.

5. Adapte sua abordagem para cada um do seu time

Lembre-se de que todos terão necessidades e desejos diferentes. Embora o reconhecimento público possa ser a forma perfeita para um funcionário, outro pode não querer esse tipo de atenção. Ou seja, altere sua abordagem com base no que eles realmente desejam. 

6. Peça feedback dos funcionários

A única maneira de realmente saber como o programa de reconhecimento de equipe está funcionando é perguntando diretamente aos funcionários. Envie pesquisas, realize reuniões individuais ou peça feedback em ambientes de toda a empresa. Pedir a opinião do seu time de vendas ajudará a planejar estratégias de reconhecimento para o futuro, pois você poderá ter uma noção de quais métodos são mais significativos para eles.

7. Dê oportunidades de desenvolvimento

O desenvolvimento de talentos é vital para o crescimento e sucesso sustentável dos negócios. Existem muitos benefícios do desenvolvimento de carreira para seu time de vendas, mas, em última análise, o desenvolvimento significa que sua empresa tem a melhor força de trabalho possível à disposição. 

Quando os funcionários são devidamente treinados, e esse treinamento é constantemente atualizado, eles são capazes de atender melhor seus clientes e proporcionar uma experiência de primeira qualidade e vender ainda mais. Portanto, invista em treinamentos e cursos de qualidade para o seu time, tenha certeza de que isso fará a diferença.

8. Crie uma cultura de reconhecimento

Seu time de vendas quer ser recompensado. Mas uma comissão por si só não é suficiente, não é mesmo? Comissões são esperadas, então você precisa ir além disso para que seu time de vendas realmente se sinta reconhecido por suas conquistas.

Existe uma grande quantidade de pesquisa que indica que as pessoas são motivadas por mais do que apenas aumento de salário ou bônus. Também é importante notar que todo mundo tem sua própria preferência ou estilo quando se trata de dar e receber apreço. 

Além de um bônus ou aumento, considere presentes personalizados, levando-os para jantar, oferecendo uma viagem completa ou outros atos que mostrem ao seu time de vendas que sua recompensa é personalizada para eles.

Conclusão 

Uma equipe de vendas focada, produtiva e apaixonada é uma meta alcançável para qualquer empresa que reserve um tempo para entender onde sua oferta se dispõe no mercado e reconheça o tipo de pessoa que precisará para vendê-la com sucesso. 

Uma vez que as empresas tenham esse conhecimento, trata-se simplesmente de adotar a abordagem correta para motivar o time e aplicar os métodos mais adequados que irão gerar os melhores resultados.

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